quinta-feira, 19 de julho de 2007

Arqueólogos amadores acham tesouro raro com detector de metal


O mais importante tesouro viking encontrado na Grã-Bretanha nos últimos 150 anos foi descoberto por dois amadores com um detector de metal na cidade de Yorkshire.

David e Andrew Whelan, que são pai e filho, descobriram o tesouro do século 10 em janeiro de 2007 enquanto praticavam seu hobby de procurar objetos antigos com detector de metal.
A dupla de Leeds conta que costuma sair à caça de objetos com o detector de metal há cinco anos todo sábado e afirmou que o tesouro viking era "coisa de sonhos".
"Procuramos objetos com o detector de metal há cerca de cinco anos, todo sábado como um hobby. Acabamos neste campo, em particular, e tivemos um sinal forte do detector. Encontramos esta taça com as moedas e informamos a autoridade de antiguidades", disseram.
"Ficamos surpresos quando descobrimos o que tinha dentro (da taça)."


Valor
Pai e filho afirmaram que o tesouro vale cerca de 750 mil libras (aproximadamente R$ 2,8 milhões), em uma estimativa mais conservadora.
A taça contém 617 moedas de prata e outros 65 objetos, incluindo o vaso coberto de prata e bracelete de ouro.
Os objetos antigos vêm de lugares distantes como Afeganistão e Irlanda, além da Rússia, Escandinávia e Europa continental.
"(A taça) tem uma bela decoração e foi feita na França ou Alemanha por volta do ano 900 da era cristã", disse Jonathan Williams, mantenedor do setor de pré-história européia no Museu Britânico, para onde o tesouro foi transferido.
"É fantasticamente rara - existem apenas alguns outros exemplares conhecidos no mundo. Ficará maravilhosa quando for totalmente restaurada", acrescentou.


Conservação
A maioria dos pequenos objetos está extremamente bem preservada, pois ficaram escondidos dentro do vaso, que estava protegido por um recipiente de chumbo.
O Museu Britânico afirmou que entre as moedas estão vários tipos novos e raros, que fornecem informações novas a respeito da história da Inglaterra no início do século 10.
Provavelmente os objetos foram enterrados por segurança por um rico líder viking durante o período de turbulência que se seguiu depois da conquista do reino viking de Northumbria, no ano 927.
"O tamanho e a qualidade deste tesouro é extraordinário, transformando-o na descoberta mais importante deste tipo na Grã-Bretanha nos últimos 150 anos", disse uma porta-voz do museu.
Jonathan Williams afirmou que o Museu Britânico e os Museus da região de Yorkshire, onde o tesouro foi encontrado, vão levantar verbas para comprar a coleção, que deverá ser exibida ao público.
Os lucros com a venda deverão ser divididos entre os Whelan, que encontraram o tesouro, e os donos da terra onde foi encontrado.
TwitThis
Share |

0 comentários:

;

Pesquisa na WEB

assine o feed

siga no Twitter

Postagens

acompanhe

Comentários

comente também