quarta-feira, 13 de junho de 2007

Mercadores Misteriosos













O susto do fazendeiro Juan José de La Torre foi grande quando ele mandou seus tratores abrirem uma vala na área conhecida como el pantano, no vale Mascota, no estado mexicano de Jalisco: ele topou com ossadas humanas e estatuetas e vasilhas de cerâmica.

Niguém conseguiu indentificar o acahado até chegar o arqueólogo Joseph Mountjoy, da Universidade da Carolina do Norte. Mountjoy ficou perplexo. Os artefatos pertenciam a uma antiga cultura que ele próprio havia descoberto, 130 quilômetros ao norte , em 1968.Desde então, ele procurava em vão por outros sítios.

Durante seis anos de escavações , Mountjoy exumou todo um cimitério de cerca de 800 a.C. Outras estatuetas e vasilhas foram recuperadas, assim como indícios de um comércio de longa distância antigo: contas de jade, pirita de ferro e jóias de quartzo lapidado, todos provalvelmente trazidos da America Central, assim como objetos de cerâmica típicos da America do Sul. A cultura passou a ser conhecida pelo nome do local El Pantano. Por A. R. Williams

Fonte: Revista National Geographic edição de abril 2007 ( expedições)



TwitThis
Share |

0 comentários:

;

Pesquisa na WEB

assine o feed

siga no Twitter

Postagens

acompanhe

Comentários

comente também