sexta-feira, 25 de abril de 2008

Vacinação de idosos contra a gripe começa sábado


A partir de amanhã, 26, até 9 de maio, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) vai vacinar a população acima de 60 anos contra influenza. No primeiro dia de vacinação, 20 postos de saúde estarão abertos para imunizar os idosos. A partir do dia 28, segunda-feira, todas as unidades básicas de saúde aplicarão a vacina.

A equipe de imunizações também atualizará o esquema de vacinação da dupla adulto (tétano e difteria) para os idosos que ainda não completaram o esquema de três doses. Por isso, é importante levar o cartão de vacina. A meta de Porto Alegre é vacinar 156.737, 80% da população estimada de 195.921 idosos.
A vacina contra influenza, mais conhecida como vacina da gripe, é composta por três tipos de vírus, inativados, fracionados e atualizados anualmente. Por isso, é necessário aplicar a vacina todos os anos. Estudos demonstram que a vacina é eficaz em reduzir as complicações da gripe, principalmente as internações hospitalares por pneumonia, além de diminuir complicações que podem levar à morte.
Proteção - Pesquisas demonstram que a vacina protege de 30 a 60% dos idosos contra a doença, reduzindo em torno de 30% a 70% das internações por pneumonias e outras complicações causadas pelo vírus da influenza, e em 80% a mortalidade por pneumonias. É importante lembrar que são necessários 15 dias após a vacinação para ficar protegido. Aqueles idosos que ficam gripados alguns dias após terem sido vacinados, poderiam estar incubando a doença antes de receber a dose da vacina.
Esclarecimentos e endereços dos postos abertos no dia 26- Resfriado e gripe não são a mesma doençaO resfriado pode ser causado por diversos vírus (rinovírus, adenovírus, etc.) e tem como sintomas, coriza e febre baixa. A gripe é causada especificamente pelo vírus da influenza e é uma doença que além de provocar dor de garganta, obstrução nasal, tosse, pode causar febre alta, dores musculares e mal estar geral.- A vacina não pode provocar gripeMuitas pessoas ao serem acometidos por um resfriado logo após terem sido vacinados contra a gripe, acham que a vacina não funciona. A vacina nunca poderá provocar gripe, tendo em vista que o vírus utilizado na composição da vacina é inativado, ou seja vírus morto.-

Locais de vacinação no dia 26US Tristeza Av. Wenceslau Escobar, 2442 US Camaquã R. Dr. Prof. João Pitta Pinheiro, 176 US Glória Av. Oscar Pereira, 3229 CS Vila dos Comerciários R. Monteiro Lobato, 151 PSF Rincão Est Afonso Lourenço Mariante, 1394 CS IAPI R. Três de Abril, 90 CS Navegantes Av. Presidente Roosevelt, 5 US Assis Brasil Av. Assis Brasil, 6615 US São Cristóvão R. Coronel Ricardo Kelleter,137 US Panorama Est. João de Oliveira Remião, 6505 PSF Lomba do Pinheiro R. João de Oliveira Remião, 5120 US Bananeiras Av. Aparício Borges, 2494 US Chácara da Fumaça Martim Félix Berta, 2432 CS Bom Jesus R. Bom Jesus, 410 UBS Macedônia Av Macedônia, s/nºUBS Belém Novo R. Florêncio Faria, 195 H.M.I. Presidente Vargas Av. Independência, 661 Policlínica Militar Av. João Pessoa, 567 CS Modelo R. Jerônimo de Ornelas, 55 CGVS Av. Padre Cacique, 372

Fonte: Prefeitura de Porto Alegre
TwitThis
Share |

0 comentários:

;

Pesquisa na WEB

assine o feed

siga no Twitter

Postagens

acompanhe

Comentários

comente também