segunda-feira, 12 de maio de 2008

Link Building: Como Ganhar Links e Reputação



 
 

Enviado para você por Penha através do Google Reader:

 
 

via SEO Dicas de Frank Marcel em 12/05/08

Dentre as técnicas de SEO, o Link Building é a principal para se ganhar reputação, reconhecimento dentro do nicho de mercado que você trabalha. Quando um blog ou site se destaca, os links surgem naturalmente. Mas não se deve ficar sentado esperando que esses links apareçam, é possível agir.

A primeira ação a ser tomada é ser participativo na sua comunidade. Se existem blogs que tratam do mesmo assunto que você, tente comentar, sem fazer propaganda explícita e somente comentários relevantes. Se são dúvidas, pergunte, se são sugestões, escreva, se forem elogios, faça, se forem críticas, não seja agressivo, use sempre a inteligência.

A segunda ação, é procurar parcerias ou simplesmente ganhar um link em uma página de um site ou post de um blog. Mas aqui é necessário muito cuidado.

Primeiro, não estou falando de comprar links. Como o google sempre avisa, isso é passível de punição nos seus índices.

Segundo, não estou falando de deliberada troca de links. Aumentando um pouco a proporção, isso pode virar um link farm, que também é punido pelo google. A troca de links é saudável, mas deve ser feita com cuidado. Se o cross-linking for muito intenso, pode ficar caracterizado uma tentativa de manipular o resultado das buscas e é de punição certa.

Do que eu estou falando então?

Como Ganhar Links e Reputação

É indispensável ter conteúdo relevante. Se você quer que o seu conteúdo ganhe links, ele obrigatoriamente tem que ser interessante, criativo, possuir algum diferencial e a tática é cobrir alguma área que esteja faltando informação. Assim, as pessoas vão naturalmente referenciá-lo (fazer um link para o seu site) quando encontrarem o seu conteúdo.

E para que o seu conteúdo seja encontrado? Um pouco de SEO com feeds e social bookmarks não faz mal a ninguém.

Outro método é você procurar as pessoas que estejam precisando da sua informação, avisá-las que a informação existe e que está no seu site.

Para ampliar um pouco mais o horizonte de atuação, a sugestão deste post é que você procure por outros sites e blogs que estejam dentro do mesmo ramo que você, mas que você possa complementar com o seu conteúdo.

Digamos por exemplo: o SEO Dicas fala sobre SEO, mas nunca trata de Link Building por não ser especialidade nem interesse do blog falar sobre isso, e eu tenho um pequeno, porém interessante, blog que só trata de link building. Eu poderia falar do meu blog e de sua proposta ao SEO Dicas para que quando fosse citado link building no site, o meu blog fosse referenciado. Assim, vão surgir links naturalmente para o meu blog. E como o SEO Dicas é maior que o meu pequeno blog, eu vou ser bem visto.

O mais importante: Conteúdo Relacionado! Consiga links de sites com conteúdo relacionado ao seu : SEO x Link Building, jogos de atari x jogos de wii, cifras de música x letras de música, e por aí vai. Não é proibido ter links de conteúdo não-relacionado, a questão é que estes serão menos relevantes.

Por fim, seja educado e faça uma política de boa vizinhança.

Entenderam a dica? Deixe um comentário! Abraços e até a próxima.

Qualquer dúvida na teminologia, confira o significado dos termos de SEO.


 
 

Coisas que você pode fazer a partir daqui:

 
 
TwitThis
Share |

0 comentários:

;

Pesquisa na WEB

assine o feed

siga no Twitter

Postagens

acompanhe

Comentários

comente também