sábado, 20 de setembro de 2008

50 características dos nerds de TI



 
 

Enviado para você por Penha através do Google Reader:

 
 

via Revolução Etc de Henrique Costa Pereira em 15/09/08


Nos últimos tempos tenho tido a oportunidade de lidar com todo tipo de cabeças, das que têm muito conteúdo até às completamente ocas. Lidar com clientes, por exemplo, é um mundo incrível, onde se você for esperto, aprende muito sobre negócios, sobre como a tecnologia que você oferece pode resolver o problema deles e sobre como se relacionar com "pessoas". Sim, você aprende sobre pessoas se for esperto. Mas sem olhar muito para fora, um tipo bem comum nas empresas, mas ainda muito mal compreendido, é o nerd profissional de TI.

Pensando nessa justificativa (eu precisava de uma) pensei em montar uma lista para deixar claro para todo mundo o perfil do nerd que trabalha com desenvolvimento, com programação, com internet, etc. O "Nerd de TI". Mas até mesmo dentro do termo "nerd" há vários tipos de classificação. Se você já assistiu Big Bang Theory por exemplo, conhece o Sheldon e o Leonard, dois nerds da física que, por mais que a maioria das características presente no ser daqueles dois caras estará listado aqui, eles não são especificamente nerds de TI.

"Nerd de TI" é uma classificação quanto a competência, intimamente relacionada a atividade que uma pessoa exerce (e como ela exerce) ligada a tecnologia. Não misture com caráter ou outras características mais amplas. Há nerds sem caráter, péssimos profissionais e mal intencionados, como qualquer outra pessoa não-nerd. Mesmo que nerds sejam fãs de nerds de qualquer área, este texto tenta limitar-se apenas àqueles que trabalham com TI, mesmo que algumas características aqui sejam comuns a vários outros tipos de nerds, o que foi inevitável na hora de montar a lista.

Este texto é para clientes, gestores de empresas de tecnologia, gerentes, colegas de trabalho e para todo mundo que tem que lidar com nerds na empresa em que trabalha e se relacionar melhor com eles. Meu desafio é levantar características para facilitar as pessoas não-nerds saberem lidar e identificar nerds, e fazer meus amigos nerds se divertirem ao ler a lista.

As afirmativas abaixo são uma compilação de anos trabalhando com nerds e newbies em todos os tipos de projetos, e o aprendizado através de leituras, blogs, amigos, etc. Vamos à lista!

  1. Para os nerds, há 3 tipo de pessoas que trabalham com TI, os newbies (ou eternos newbies), os respeitáveis (que não fazem feio) e outros nerds.
  2. Os eternos newbies são vistos pelos nerds na mesma relação que os orcs estão para os elfos: uma "raça" malfeita que tinha a intenção de ser bela, inteligente e esperta como os elfos, mas que deu tudo errado.
  3. Quem só pensa em resolver problemas pensando no problema, é "gerente de projeto não-nerd". Nerds são capazes de pensar em soluções para problemas que não existem. Isso pode ser um problema visto que a solução nunca será usada comercialmente.
  4. Nerds tentam fazer coisas muitas vezes só pra ver se dá certo, e não porque aquilo vai resolver o problema de alguém um dia. Muitas vezes a solução é inútil, mas só pela experiência de ter feito, faz dela algo valioso!
  5. Para um nerd, nada é canonicamente inútil, desde que seja "algo que pode ser feito". Geralmente será até mais divertido que algo útil para a maioria.
  6. Nerd não pergunta para alguém como fazer algo sem antes tentar sozinho, buscar no Google, etc. Quem primeiro pergunta antes de tentar fazer sozinho são os newbies.
  7. Nerd sabe quem finge ser nerd. Dá pra ver pelo olhar. Se você não é nerd, não tente fingir ser perto de um.
  8. Nunca pergunte para um nerd quem ele acha que também é nerd e quem não é. Isso não se pergunta, vá brincar lá fora e deixe o tio trabalhar.
  9. Nerds encontram soluções. Ponto. Newbies choramingam para os gerentes dizendo "não sei", "não sei se vou dar conta", etc.
  10. Não finja entender daquilo que um nerd está te explicando se você não sabe o que é. Você será muito mais respeitado se assumir a posição de que não sabe.
  11. Nerd sente prazer e ri sozinho quando aprende algo novo, pelo simples prazer intelectual de ter aprendido.
  12. Um nerd nasce nerd. Nerd é um estado de espírito, é atitude, é proficiência. Mesmo que esteja no início de carreira e não tenha muito conhecimento, um nerd se destaca pela forma como ele pensa, aprende e trabalha.
  13. Nerd se diverte lendo documentação de uma linguagem de programação (no original em inglês) que ainda não conhecia.
  14. Nerds navegam horas e horas na internet atrás de algo "novo", sem necessariamente saber o que está procurando. E eles sempre acham algo.
  15. Nerds tem prazer naquilo que fazem, sempre. Mas nerds são realmente felizes quando são bem pagos.
  16. Nerds são nerds nas horas vagas, nos finais de semana e nas férias.
  17. Nerds gostam de ler de verdade, porque é o caminho mais curto, honesto e prático até o conhecimento. Quem tem preguiça de aprender são os malditos newbies.
  18. Nerds odeiam retardados em qualquer área. Nem todo newbie é retardado, mas todo retardado é newbie.
  19. Nerds têm vida social ativa, ao contrário do que a maioria das pessoas não-nerds pensam. São pouquíssimos os nerds que eu conheço que não possuem vida social.
  20. A maioria dos nerds de TI, são nerds em outras áreas do conhecimento. Desde ocultismo, religião, filosofia, fotografia, cinema até quadrinhos, física, astronomia, música e literatura. Não conheço nenhum nerd que seja nerd somente em tecnologia.
  21. Nerds possuem senso de justiça aguçado, e sabem atribuir a qualidade do trabalho alheio ao seu criador.
  22. Nerds sofrem de depressão ao terem que viver de outra coisa que não seja aquilo que lhes dá prazer.
  23. Nerds odeiam fanboys, porque as razões de eles amarem o que amam é a mesma de um flamenguista amar o que ele ama. Nonsense.
  24. Nerds, no que se trata daquilo que eles fazem, só respeitam nerds. O resto é newbie (malditos orcs malfeitos).
  25. Nerds gostam de desafios. Adoram quando alguém diz "não tem como fazer isso", ou "isso é impossível".
  26. "Client side" é um dos "clientes" bem conhecidos do nerd.
  27. Nerds são funcionários mais produtivos, mais lucrativos, mais independentes e mais caros. Sim, eles custam mais. Não trate na sua empresa funcionários nerds com o mesmo valor que funcionários não-nerds. Se assim fizer, eles vão embora.
  28. Se tiver um grande projeto que envolva a TI da sua empresa, e você só consultar gerentes e gestores não-nerds e não consultar os nerds que trabalham pra você sobre este projeto, sobre como as coisas devem ser implementadas, etc, seu projeto vai dar errado. Acredite.
  29. Nerd consegue aprender sozinho e a maioria das coisas que ele sabe, ele aprendeu sozinho.
  30. Os não-nerds e os newbies, precisam de professores para aprender a maioria das coisas de tecnologia. Nerds precisam de conexão a internet.
  31. Nerd odeia papo "gerentês", papo "marketeiro", papo "corporativista" quando é direcionado a eles como forma de convencimento. Seja sincero, sem jargões que será sempre ouvido e respeitado.
  32. Se você é do marketing, administrativo, gerência e não entende nada do que o nerd que trabalha para você faz, pergunte a ele e mostre que não sabe e não entende o que ele faz. Assim você terá respeito naquilo que você, que não é nerd, faz. E terá sempre o apoio dele.
  33. Nerds não têm problemas com chefes e gerentes se os limites e papéis que devem ser exercidos por cada um deles for claro, como diz neste texto aqui . Aliás, esse texto é fundamental sobre como gerenciar nerds.
  34. Nerds ajudam o próximo e compartilham conhecimento por prazer.
  35. Nerds respeitam mais uma pessoa que diz não saber nada do que uma que finge entender o que ele está falando.
  36. É melhor cobrar prazos de nerd ao invés de vigiar o que ele faz o tempo todo. Se ele for maduro profissionalmente (alguns não são, nerds são pessoas e pessoas são complicadas), não te interessa os caminhos que ele vai percorrer para chegar a solução, ele vai chegar a solução.
  37. Nerds riem daqueles que acham que eles "trabalham com informática".
  38. Nerds gostam de quadrinhos de verdade. De verdade. Se falar de Turma da Monica e Tio Patinhas com eles, você poderá ter sua conta do Orkut invadida e substituíta pelo profile da dirty slut Hello Kitty.
  39. Nerds são os únicos que eu conheço que atualizam o firmware dos próprios eletrodomésticos.
  40. Newbies e fanboys acham nerds arrogantes. Nerds riem muito de newbies e fanboys. Eles são os seres mais engraçados da terra.
  41. Nerds admiram e respeitam outros nerds e a reputação de um nerd tem muito, muito valor para ele.
  42. Não ter conhecimento de algo, faz parte da vida de um nerd e de qualquer ser humano. Não saber como aprender aquilo que não se sabe agora é parte da vida dos newbies e não dos nerds.
  43. É possível ser nerd de TI e ter diferentes perfis de personalidades como em qualquer outra profissão. Não existe um único perfil como alguns pensam. Existem nerds muito chatos e quando eles querem ser irritantes, geralmente são bons nisso. Mas a maioria dos nerds são legais e acessíveis, principalmente se quiser falar com eles sobre aquilo que eles são apaixonados.
  44. Nerds são egocêntricos em relação ao próprio trabalho. Não como falha de caráter, não me entenda mal, mas como certos de que aquilo que fizeram é o melhor caminho independente de você achar isso ou não. Nem 100% das vezes é assim, mas este é o ponto mais sensível de não-nerds terem problemas com nerds. E o mais controverso também.
  45. "Web 2.0" é papo de marketeiro, cliente, gerente, etc. Ajax, javascript, programação orientada a objeto, código documentado, XML, framework e web standards é a resposta prática para web 2.0.
  46. Nerds são humanos e cometem erros. Nerds verdadeiros assumem sempre os próprios erros e são capazes de apontá-los, um a um quando eles ocorrem.
  47. Nerds se identificam em grupos como qualquer outro grupo e têm suas próprias piadas como qualquer outro grupo tem. Mas o senso de humor nerd é mais difícil de entender pelas pessoas "de fora" do que o oposto. Sempre.
  48. Nerds sabem que a sociedade precisa deles. Normal até aqui, assim como precisamos de médicos, lixeiros, padeiros, astronautas, etc. Mas os nerds sabem também que nerds inventaram 99,9% de tudo o que você conhece de tecnologia e são nerds que fazem estas mesmas coisas funcionarem, ainda.
  49. Estima-se que uma revolta nerd na terra, de qualquer tipo de nerd e não só de TI, na pior das hipóteses, poderia resultar na extinção da humanidade por buraco negro. Duvida?
  50. Nerds possuem excelente auto-estima, obrigado. Alguém duvida disso?

E você, tem alguma coisa que acha que deve entrar nesta lista? Me ajuda a deixá-la maior? Por favor, deixe nos comentários suas sugestões e considerações. Se gostou ajude a divulgar. Ah, e por favor, não reproduza este texto na íntegra!

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