quinta-feira, 4 de setembro de 2008

Quer crescer? Se exponha!



 
 

Enviado para você por Penha através do Google Reader:

 
 

via Produzindo.net de Bernardo Pina em 03/09/08

Como você é no seu trabalho? Você gosta de mostrar serviço e fazer mais do que lhe é pedido ou você simplesmente faz o que lhe é de dever e fica quieto na sua?

Infelizmente uma boa parcela da população prefere fazer o seu trabalho e ficar quieto. Já vou avisando desde já: precisamos mais do que isso para crescer no nosso emprego.

Se você não contar para os seus chefes do que você é capaz, eles poderão nunca reparar. Muitas vezes eles estão tão concentrados nos seus afazeres que não percebem que estão subestimando a capacidade de seus funcionários. Falar para eles que você quer crescer, que você almeja um determinado cargo, pode fazer eles prestarem mais atenção em você para analisar se você é capaz. Em alguns casos até mesmo treina-lo até que você fique no ponto certo para ser promovido.

"Certo. Tudo isso é muito bom, mas como eu poderia mostrar esse meu interesse para os meus chefes?"

Mostrar interesse não significa chegar para o seu chefe e falar: "Sou bom e quero uma promoção!". Você tem que fazer as coisas fluirem naturalmente e para isso existem diversas oportunidades que surgem no nosso dia-a-dia que dão brechas para você mostrar seu trabalho. Veja algumas sugestões:

  • Reuniões
    Seja mais ativo e mais presente nas reuniões. Dê opiniões e mostre a todos o que o seu trabalho tem feito para ajudar a empresa a alcançar seus objetivos.
  • Conversas formais e informais
    Aproveite as conversas com os seus superiores para comentar sobre os cursos e palestras que você tem frequentado. Assim eles saberão que você está buscando seu crescimento e poderão até mesmo te indicar o caminho certo a seguir para alcançar a sua vaga desejada.
  • Novos projetos
    Se você se acha capaz, aproveite a criação de novos projetos para comunicar o seu interesse em lidera-los ou participar da sua equipe.
  • Avaliação de desempenho
    Se a sua empresa possui um programa de avaliação de desempenho, leve-o a sério. Esse é o momento certo para você saber o que o seu chefe espera de você e também de você mostrar o que você espera da empresa: crescer. Assim será mais fácil saber o caminho que você tem a percorrer para alcançar o que deseja.
Não espere as coisas cairem do céu no seu colo. Corra atrás porque a disputa é sempre acirrada no mercado de trabalho.

 
 

Coisas que você pode fazer a partir daqui:

 
 
TwitThis
Share |

0 comentários:

;

Pesquisa na WEB

assine o feed

siga no Twitter

Postagens

acompanhe

Comentários

comente também