quinta-feira, 25 de setembro de 2008

TextCube - Será esse o novo concorrente do Wordpress?



 
 

Enviado para você por Penha através do Google Reader:

 
 


TextCube

O Wordpress segue hoje reinando como ferramenta no mundo dos blogs e sites em geral, até o Ministério da Cultura o utiliza em seu site. Sua simplicidade e flexibilidade é indiscutível tornando-o líder absoluto no mercado, mas acaba de aparecer na Ásia um rival, e pelas mãos do Google.

A Google adquiriu recentemente a empresa coreana TNC, uma empresa semelhante a Automattic, possui uma plataforma onde você também pode hospedar seus blogs, e também dispõe de um CMS sob licença GNU-GPL para download.

TextCube é uma ferramenta muito popular na Coréia, e aos poucos está se consolidando na Ásia, seu êxito se baseia em sua integração com os produtos do Google, por exemplo, você pode fazer um post e integrar o Google Maps e Vídeos do Youtube sem a utilização de plugins adicionais, pois ele funciona diretamente com a API do Google.

Joyce Kim em seu blog nos mostra algumas características dessa ferramenta:

  • Possui um dashboard limpo.
  • A tarefa de inserir vídeos, fotos e podcats nos posts é muito mais simples, graças a uma funcionalidade de drag and drop.
  • Uma interface muito mais intuitiva para gerenciar os comentários e os usuários.
  • Uma equipe de 15 programadores está dedicada somente a efetuar melhorias no software.
  • Possui um ótimo sistema de estatísticas.

Confesso que fiquei curioso e acabei testando o software, uma instância da instalação você pode ver aqui. E para aquele que desejam testar o software, vamos a um rápido tutorial.

Visite o site do desenvolvedor e faça o download da última versão, eu sei, o site está todo em coreano, mas siga os passos que você não terá problemas. O link para download fica situado no canto inferior direito, se preferir, bastar efetuar o download diretamente nesse link.

Após bastar descompactar os arquivo e enviá-los para o servidor. Para iniciar a instalação, basta acessar a seguinte URL, exemplo: http://patch/dos/arquivos/setup.php, você verá uma tela semelhante a essa:

Passo 1 na instalação do TextCube

Escolha a linguagem default como English e clique em Next. No próximo passo, você verá uma tela igual a essa:

Passo 2 na instalação do TextCube

Aqui você tem a opção de efetuar a instalação do TextCube, resetar as configurações ou até mesmo limpar o banco de dados caso tenha ocorrido algum problema. Escolha New textcube install. Vamos ao passo 3:

Passo 3 na instalação do TextCube

Nesse 3º passo é onde devemos entrar com as informações, como: banco de dados que será utilizado, usuário e senha do banco, digite as informações corretamente e clique em Next.

Passo 4 na instalação do TextCube

Se tudo ocorreu bem, você verá algumas informações sobre seu servidor, basta clicar em next.

Passo 5 na instalação do TextCube

Nesse 5º passo você tem a opção de criar blogs múltiplos, caso deseje um só só blog, escolha Single Blog e clique em Next.

Passo 6 na instalação do TextCube

Nesse 6º passo é hora de entrar com as informações do administrador do blog, basta preencher corretamente e clicar em next.

Passo 7 na instalação do TextCube

Se tudo correu bem, você verá as informações com o endereço do blog e o local de acesso ao admin. Como podem ver, sua interface é bem semelhante a do Wordpress, a arquitetura do tema também é muito semelhante. A única coisa com que fiquei decepcionado foi que, após a instalação do TextCube, ao entrar no admim, sua interface ainda não está traduzida, ou seja, ao menos que vocÊ saiba coreano, vai ficar boiando ao utilizar essa ferramenta, por isso é bom a Google começar a correr atrás disso e liberar uma tradução, pois senão o único mercado que ele vai continuar dominando é o da Ásia.

Veja abaixo algumas screenshots do TextCube:

Tela de Login
Dashboard
Escrevendo um post


Já conhece o meu novo blog: CSS no Lanche
Blue Host


 
 

Coisas que você pode fazer a partir daqui:

 
 
TwitThis
Share |

0 comentários:

;

Pesquisa na WEB

assine o feed

siga no Twitter

Postagens

acompanhe

Comentários

comente também