segunda-feira, 13 de outubro de 2008

Acessibilidade Ilegal



 
 

Enviado para você por Penha através do Google Reader:

 
 


Recentemente o Jornal da Paraíba lançou sua mais nova versão on-line para deficientes visuiais, que no meu ponto de vista não é tão acessível como deveria. Esse post não tem o intuito de menosprezar o trabalho do jornal, mas sim expressar aqui a minha opnião e a de outras pessoas sobre essa aplicação. Vejam abaixo uma breve descrição sobre a aplicação:

Jonal da Paraíba

Agora será possível uma pessoa que não sabe ler ou mesmo com deficiência visual se atualizar diariamente através de um módulo implantado na edição digital. Se trata de um recurso que permite a pessoa apenas ouvir as notícias a partir de uma tela com leitura eletrônica.

Criamos uma tela sintetizada que emite sons a partir do movimento do cursor. O mouse até o momento não é um recurso conhecido para a pessoaque não vê. Com o módulo da leitura eletrônica o mouse passa a ser fundamental para que quer se atualizar via Internet e não tem visão.

Uma característica importante é que o computador do usuário não precisa de nenhum programa para começar a ler as notícias do dia, podendo acompanhar o jornal da Paraíba até mesmo em uma lan house. Uma tela inteligente foi mapeada com letras que identifica a coluna e números que identifica a linha exata que o cursor se encontra. Com o recurso, o usuário mesmo sem vê sabe a posição exata que o cursor se localiza na tela do computador.

A imagem foi criada em retângulo com 21 centímetros de altura por 28 de largura. Uma primeira faixa separa a área que emite um som, avisando o internauta que já pode começar a navegação na tela sintetizada. Uma segunda faixa avisa ao ouvinte se a localização do cursor naquele momento se encontra na lateral direita, esquerda, na faixa superior, ou inferior da área delimitada. Apenas passando o mouse por cima da área sensível, a ferramenta já começa emitir uma voz eletrônica identificando a localização do cursor.

Como podem ver, o site é desenvolvido em Flash e depende da utilização do mouse para funcionar, mas eles não se esqueceram de que os deficientes visuais não utilizam mouse para navegar? Muitos deles sequer tem um monitor instalado no micro, então até que ponto esse jornal é útil para cegos?

Deficientes visuais utilizam leitores de tela para navegar, e a navegação com eles se dá através do teclado, e não do mouse, o único leitor de tela conhecido que tem suporte a mouse é o NVDA, que apesar de ser livre, não é utilizado por muitas pessoas. Desenvolver sites acessíveis é desenvolver sites para todos, e não especificamente para um leitor de tela.

Essa é minha breve visão sobre a aplicação, gostaria de ver aqui também a opnião de outras pessoas, se discordam ou concordam comigo, testem a aplicação e depois postem seus comentários.


Já conhece o meu novo blog? O endereço é o: CSS no Lanche
Blue Host


 
 

Coisas que você pode fazer a partir daqui:

 
 
TwitThis
Share |

0 comentários:

;

Pesquisa na WEB

assine o feed

siga no Twitter

Postagens

acompanhe

Comentários

comente também