terça-feira, 14 de outubro de 2008

Blog não é livro



 
 

Enviado para você por Penha através do Google Reader:

 
 

via BrPoint de Bruno Alves em 29/11/99

Lisbon Bible por asafesh

Lisbon Bible por asafesh

Apesar de sempre ter essa idéia (já falei em alguns outros artigos, como no do Bê-a-Blog), nunca parei muito para pensar nos reais impactos dessa afirmação, lendo um excelente artigo no CopyBlogger, "caiu a ficha".

As implicações desta afirmação são muitas, entre elas:

  • Não devemos nos preocupar tanto em falar novamente sobre alguns assuntos - Se você tem mais alguma coisa para dizer sobre algo, faça, pois nem todos os leitores já leram todos os seus artigos e nem todo mundo lembra de tudo.
  • Não precisamos ser tão lineares - é muito fácil você acabar preso em uma linha na qual seus artigos seguem quase que uma regra, onde todos falam sobre os mesmos assuntos, seguem o mesmo racional etc… ou seja, dariam um excelente livro, para quem resolvesse ler todo o blog na ordem que foi escrito.
  • Não precisamos nos aprofundar muito - é muito tentador ir no detalhe do detalhe, principalmente quando se é um especialista na área que escreve, porém, excesso de detalhes pode atrapalhar em muitos casos, tornando a leitura chata para quem só quer ter conhecimento do assunto.

Você acaba escrevendo menos

Se você não tomar cuidado com esses detalhes, pode acabar escrevendo menos do que conseguiria se não fosse tão exigente. Muitas vezes fico preso nos itens acima, principalmente na profundidade que trato os assuntos, em várias ocasiões,  deixei de escrever textos que estavam praticamente prontos por falta de algum detalhe e o impacto de deixar de escrever é muito mais negativo do que não esmiuçar a questão completamente.

Já no caso da repetição, isso parece afetar alguns blogueiros menos que os demais. Principalmente na época de lançamentos de algo que era muito esperado, como o G1, por exemplo. Vi várias blogs com diversos artigos sobre o G1 no mesmo dia, não acho que precise ser algo nesse estilo, mas não é porque escrevi uma vez sobre o robots.txt que nunca mais posso voltar nesse assunto. Uma mudança no protocolo, uma novidade na maneira como as SEs lidam com ele ou uma nova técnica para ser aplicada, deve ser escrita novamente.

Melhores ofertas de:  Camera Digital, MP3 Player, iPod, Celular, Livros, CD, DVD, Monitor, TV, Notebook, Wii, PS3




Participe do Fórum do BrPoint e tire suas dúvidas sobre Blogs, Wordpress, SEO e programas de afiliados.



Copyright © BrPoint licenciado sob a CC By Sa | Artigo Original: Blog não é livro Tags: , , , , , , , ,

Artigos Relacionados


 
 

Coisas que você pode fazer a partir daqui:

 
 
TwitThis
Share |

0 comentários:

;

Pesquisa na WEB

assine o feed

siga no Twitter

Postagens

acompanhe

Comentários

comente também