terça-feira, 28 de outubro de 2008

Google faz acordo de US$ 125 milhões com editoras e autores de livro

Associações dos EUA se opunham a projeto de digitalização de conteúdo.
Processo aberto em 2005 dizia que iniciativa ia contra direitos autorais.
 

O Google anunciou nesta terça-feira (28) ter fechado um acordo de US$ 125 milhões com duas organizações ligadas ao mercado editorial, que classificavam como ilegal o projeto da companhia chamado Google Book Search, para a digitalização de milhões livros. O dinheiro será usado para pagar autores, editoras e também taxas referentes a essas acusações. 

O acordo foi fechado com a associação dos autores e também com a associação de editoras americanas. Um comunicado divulgado por elas diz que "a iniciativa vai expandir o acesso on-line a milhões de livros protegidos e também a outros tipos de conteúdo disponível em bibliotecas dos Estados Unidos". 

Diversas universidades norte-americanas concordaram em disponibilizar os livros de suas bibliotecas na internet, permitindo assim que esse conteúdo fosse digitalizado e oferecido na web pelo Google. No entanto, as duas associações que agora fecharam o acordo haviam aberto um processo em 2005, dizendo que a iniciativa ia contra os direitos autorais. 

Com o dinheiro, também será criado um fundo chamado Book Rights Registry. Ele permitirá que os detentores de direitos ganhem uma porcentagem dos lucros vindos de anúncios on-line ligados as suas obras. 

Sugestão de Site :
http://www.aapenha.blogspot.com        
http://br.youtube.com/profile?user=albertopenha


TwitThis
Share |

0 comentários:

;

Pesquisa na WEB

Carregando...

assine o feed

siga no Twitter

Postagens

acompanhe

Comentários

comente também