segunda-feira, 13 de outubro de 2008

Modelo de currículo para o seu primeiro emprego



 
 

Enviado para você por Penha através do Google Reader:

 
 

via Produzindo.net de Bernardo Pina em 06/10/08

Quando tive a idéia de criar um artigo sobre modelos de currículos, pensei em criar um único artigo com todos os modelos e com as explicações e dicas para cada um. Só que eu realmente não tinha noção da dimensão que esse assunto tomaria. Foi então que decidi quebrar o assunto em uma série de alguns artigos que começarei hoje.

Primeiramente vou falar sobre currículos para pessoas que estão entrando agora no mercado de trabalho. Isso não significa que o artigo só irá servir para pessoas que buscam seu primeiro emprego. Se você já foi empregado antes mas foi por pouco tempo e a sua experiência não é grande, esse artigo também serve para você. Vamos lá?

Modelo

Se você veio aqui apenas atrás do modelo de currículo, clique no link abaixo e faça o download. Mas recomendo a leitura do artigo até o final pois não adianta nada você ter um modelo se não souber como utilizá-lo.

Já existem muitos modelos prontos por aí. Meu objetivo hoje não é reinventar a roda e por isso vou disponibilizar aqui o melhor que eu encontrei. Ele foi feito pelo Augusto Campos, autor do blog Efetividade.net. Escolha logo abaixo a versão que mais lhe agrada.

  • Formato OpenOffice - Download de modelo de currículo em formato ODT (OpenOffice), original, para edição.
  • Formato Word  - Download de modelo de currículo em formato DOC (Word), exportado, para edição.
  • Formato PDF - Download de modelo de currículo em formato PDF para visualização.

Experiência não é tudo

Fazer um currículo não é uma tarefa difícil. Difícil é fazer com que o seu currículo seja atraente para os selecionadores das vagas que você vai concorrer. Eles buscam pessoas que já tenham alguma experiência. Mas como conseguir o seu primeiro emprego se para isso já é preciso ter alguma experiência?

Se você nunca trabalhou, ainda assim seu currículo pode ser atraente para muitas empresas (mesmo para as que já pedem alguma experiência). O que muitas pessoas não sabem é que a experiência acadêmica e as qualificações técnicas contam muito na hora de selecionar um "novato".

Se, mesmo sem nunca ter trabalhado antes, você conhecer algumas ferramentas (tal como Excel, DreamWeaver, etc) ou já precisou fazer, por exemplo, um modelo de negócio para um trabalho da faculdade, você tem experiência. Quando as empresas buscam novatos, elas querem que ele já tenha um conhecimento mínimo sobre o assunto para que assim, possa aprender mais rápido o que falta ser aprendido.

"Novatos? Pensei que as empresas só buscassem pessoas experientes!"

Nem sempre… Quando a empresa está com pouco dinheiro em caixa e precisa aumentar a sua mão-de-obra, opta por contratar pessoas menos qualificadas pagando menos. A maioria das vezes são estagiários.

Invista em si mesmo

Não fique parado. Se você busca adquirir experiência, busque antes adquirir conhecimento. Aproveite o tempo livre para fazer cursos e  freqüentar  palestras. Leia livros técnicos, tutoriais na internet, etc. Enfim, tudo o que você puder buscar para aumentar a sua gama de conhecimentos/qualificações. Tudo isso você irá colocar no seu currículo e com certeza fará diferença na hora de concorrer com outros candidatos que tem seus currículos vazios, preenchidos apenas com a sua formação acadêmica.

Saiba quem procurar

Ter bons contatos é uma ótima forma de aumentar as suas chances de conseguir uma boa colocação no mercado. Quanto melhor colocada a pessoa que você tiver contato, maior a sua chance. 

Você já ouviu falar em networking? Recomendo a leitura desse artigo que eu escrevi a algumas semanas atrás.

Para finalizar, a minha dica é: não fique parado. Meu avô sempre dizia: com paciência e força de vontade, tudo é possível. Até hoje não tive nada que me provasse o contrário.


 
 

Coisas que você pode fazer a partir daqui:

 
 
TwitThis
Share |

0 comentários:

;

Pesquisa na WEB

Carregando...

assine o feed

siga no Twitter

Postagens

acompanhe

Comentários

comente também