terça-feira, 28 de outubro de 2008

Vantagens e desvantagens do RSS.



 
 

Enviado para você por Penha através do Google Reader:

 
 

via WebVicio.com de Nelson em 24/10/08

Quase toda a gente que é utilizadora assídua da internet sabe para que serve o RSS e grande parte utiliza essa tecnologia quer nos seus blogs se os tiver quer como leitor e visitante de blogs. Para quem ainda não sabe R(eally) S(imple) S(indication) de forma resumida não é mais do que uma maneira de receber por email ou pelo leitor de feeds (por exemplo o google reader) as actualizações de vários blogs sem ter de os visitar para ver se foram actualizados.

Os RSS trazem bastantes beneficios quer para os leitores quer para o dono de um blog.

  1. Dá as ultimas actualizações. Qualquer que seja o tema ou a frequência de actualização de um blog ao subscrevermos um blog através do feeds podemos ser avisados quando houver uma nova actualização sem termos de visitar o blog.
  2. Poupa tempo. Uma vez que recebemos as actualizações no email ou no leitor rss não temos de andar a visitar constantemente o blog para lermos o que lá foi escrito. Além disso como num leitor de feeds podemos organizar os blogs por temas e por importância vemos logo os que merecem mais atenção.
  3. Podemos ou não subscrever um blog. Somos nós que decidimos se um blog merece ou não que o subscrevamos. Nós como leitores e visitantes do blog temos a opção de seguirmos ou não mais de perto o blog. No futuro se quisermos podemos sempre desactivar a subscrição se quisermos.
  4. É livre de spam ao contrário de outro tipo de subscrições por email.
  5. Desactivar a subscrição é fácil. Se for num leitor basta apagar a subscrição. Se por por email basta carregar no link de desactivar a subscrição. Fácil e sem qualquer tipo de perguntas.
  6. Pode ser usado como uma ferramenta de marketing. Os utilizadores que subscrevem os feeds recebem as novidades do blog e de algum serviço que seja apresentado no blog. É vantajoso para os dois lados já que para o blogger os leitores estão interessados no assunto e é publicidade bem direccionada e para os leitores que estão interessados naquela tema recebem as novidades.

Mas claro nem tudo é vantagens e existem sempre algumas desvantagens como em tudo.

  1. Alguns utilizadores preferem receber as actualizações por email e isso nem sempre está disponível.
  2. As imagens não aparecem em todos os leitores rss. Muitos dos leitores rss por uma questão de simplicidade e de rapidez não apresentam as imagens dos textos o que significa que perdemos parte do conteúdo. A solução é usar um leitor online que normalmente mostram as imagens como o google reader.
  3. Pode tornar-se confusa a leitura se existirem muitos itens por ler e por os textos não dizerem o nome do blog nem o endereço.
  4. A não ser que usem o feedburner por exemplo não dá para saber o número de assinantes dos feeds o que é importante para o blogger por exemplo saber a popularidade do blog e a aceitação que tem.
  5. Actualmente é uma tecnologia em crescimento no número de utilizadores mas nem todos os sites a usam o que se pode tornar chato se quisermos seguir algum site que não use.

E vocês vêm mais alguma vantagem ou desvantagem em usar RSS?

Tópicos Relacionados


 
 

Coisas que você pode fazer a partir daqui:

 
 
TwitThis
Share |

2 comentários:

Nelson disse...

Obrigado pela referência.

Unknown disse...

Nossa Nelson!!! e e que tenho que agradeçer pelo otimo artigo!!! apenas quis colocalo no meu Blog pois achei de vital importancia!!

Desculpe ppo não pedir autorização para postar!11 mas sempre coloco o nome do autor e onde olhei ele!!

Abraço e mande artigos que vou colocar com muito prazer!!
finaline@gmail.com

Att

Penha

;

Pesquisa na WEB

assine o feed

siga no Twitter

Postagens

acompanhe

Comentários

comente também