terça-feira, 25 de novembro de 2008

Dicas como criar seu Logotipo ou Logomarca



 
 

Enviado para você por Penha através do Google Reader:

 
 

via Códigos Blog de Paulo em 23/11/08

 
Caro leitor... desculpe minha ausência aqui, e a falta de novas postagens. Falta de tempo e um pouco de criatividade... Mas não se preocupe, não vou fechar o Códigos Blog, nem abandoná-lo...

Vamos ao assunto:
Qual é o certo: Logotipo ou Logomarca?
Essa pergunta é difícil, até hoje não sei se logomarca existe ou não, pesquisei muito e não cheguei em uma conclusão precisa... Por isso, vou adotar os dois nomes corretos nesse post.
"Logomarca é um neologismo usado de forma empírica e genérica, para designar logotipo, símbolo ou marca, sem que haja consenso nem precisão absoluta ao que ele se refere, se apenas ao símbolo, ao logotipo ou ao sinal misto (combinação de ambos). O seu uso está popularizado no Brasil e o termo consta do dicionário Aurélio e é considerado correto pela Lingüística. No entanto, o termo é visto como inadequado por alguns designers por, segundo eles, não possuir a necessária precisão." Fonte: Wikipedia.org
"Logotipo, ou logótipo, refere-se à forma particular como o nome da marca é representado graficamente, pela escolha ou desenho de uma tipografia específica. É um dos elementos gráficos de composição de uma marca, algumas vezes é o único, tornando-se a principal representação gráfica da mesma. A expressão costuma ser confundida com o neologismo logomarca, cuja imprecisão e incorreção costumam ser questionados pelos designers e estudiosos do design gráfico.
Logotipo é uma assinatura institucional, a representação gráfica da marca. Por isso ela deverá aparecer em todas as peças gráficas feitas para a empresa. Como toda assinatura, o logotipo precisa seguir um padrão visual que a torna reconhecida onde quer que ela seja estampada.
Usar corretamente o logotipo é uma das ações obrigatórias para o reforço da imagem e da personalidade da empresa." Fonte: Wikipedia.org
Porque adotar uma logo?
"Porque a Logomarca é a Assinatura da sua Empresa... é a Primeira Impressão que sua empresa passa para seus clientes, fornecedores e funcionários..." Fonte: Logomarca10.com.br
O Logotipo ou Logomarca é a representação da sua marca, para a blogosfera: A representação única do seu blog. Muito importante para que o leitor lembre do seu blog como algo único.

Como começar uma logo?
Antes de tudo pense nessas quatro perguntas:
1- O que quero passar?
2- O que já existe que passa essa mensagem?
3- Qual é a melhor forma de representar? Uma frase? Um simbolo? Um mascote?
4- As pessoas vão se identificar?

Depois é só usar a criatividade e mandar a ver... Não importa o programa e sim o resultado final, mas se você quiser alguma dica de um software bom para essa criação:
- CorelDRAW 
- Photoshop
Achei um vídeo bem legal ensinando a fazer um logotipo usando o Corel:


Se quiserem mais dicas procure no Youtube, lá você vai encontrar grandes dicas, passo-a-passo como fazer um bom trabalho.
Clique aqui e veja vários exemplos de logotipos, simples... Porém modernos.
Espero que tenha aprendido e tenha um bom trabalho! Aguardo os resultados...


 
 

Coisas que você pode fazer a partir daqui:

 
 
TwitThis
Share |

0 comentários:

;

Pesquisa na WEB

assine o feed

siga no Twitter

Postagens

acompanhe

Comentários

comente também