sábado, 29 de novembro de 2008

Visão Geral do 1˚ Encontro de TI - São Paulo



 
 

Enviado para você por Penha através do Google Reader:

 
 

via Mestre SEO de Fábio Ricotta em 28/11/08

Olá leitores da MestreSEO!

Nesta última quinta-feira, dia 27, aconteceu no AMCHAM em São Paulo, o 1˚ Encontro de TI, organizado pela Arteccon, a mesma produtora da Revista WebDesign e organizadora dos Encontros de Webdesign.

Como publiquei aqui, tive a oportunidade de estar no evento, ministrando uma oficina de SEO e juntamente com o meu amigo e colega de trabalho, Frank Marcel, pudemos assistir as palestras no dia.

A chegada

Logo na entrada, encontramos o nosso amigo, Paulo Teixeira, do Marketing de Busca, que estava lançando o seu livro de SEO no dia. Gostaria de aproveitar a oportunidade e agradecer o Paulo em nome de toda a equipe da MestreSEO pelo livro e dedicatória.

A organização estava muito boa e a recepção também. Fiquei muito satisfeito de encontrar também com o excelente amigo, Flávio Raimundo, o imbatível em discussões de SEO. Um grande abraço Flávio!

Outra pessoa que eu acabei conhecendo no início do evento foi o meu ídolo, Mauricio Samy, o Maujor. Eu aprendi muito do que sei com Fireworks com os seus tutoriais da época de 2000 - 2002. Foi uma enorme satisfação conhece-lo e ainda mais ganhar um autógrafo no seu mais novo lançamento, o livro de jQuery. Por sinal o livro é muito bom, eu recomendo!

As palestras

O evento teve seu inicio com a palestra do Guilherme Chapiewski, da Globo.com. Ele falou a realidade do mercado: empresas exigem certificação dos profissionais, mas isto não garante a qualidade do trabalho. Este é um tema bem batido entre os profissionais de computação, mas ainda não é sustentado pelas empresas. Creio que o maior problema é conscientizar as empresas de que certificação não é garantia de qualidade. Outro ponto que o Guilherme citou foi a questão de linguagens. Nenhuma linguagem é perfeita para todos os casos, e devemos saber quando utilizar cada uma com a sua especialidade.

Em seguida, parti para a minha oficina e não pude presenciar o debate sobre CMS livres: WordPress x Joomla! x Drupal. Ouvi comentários muito bons, mas como não estive na palestra não posso opinar.

Depois do almoço, tivemos a palestra do Ruy Carneiro, que falou sobre Web Analytics. Ele mostrou várias métricas interessantes para medirmos o crescimento de um website. Em seguida ele mostrou vários detalhes do Google Analytics e algumas dicas para visualizarmos os relatórios de desempenho do website.

Por fim, tivemos a palestra do Carlinhos Cecconi, da W3C Brasil. Ele tentou "revolucionar" as apresentações do dia, mostrando uma apresentação em HTML totalmente compatívem com todos os browsers. Faltou dar um "F11″ no Firefox para a platéia enxergar melhor o conteúdo da palestra. De conteúdo ele falou do início da web, da web 2.0 e das tendências para a web 3.0. Ele mostrou alguns dados legais da web brasileira e pediu que os desenvolvedores visem uma web mais acessível.

A Oficina de SEO

Antes mesmo do início da oficina já tive uma surpresa: a procura estava muito maior do que o esperado e teríamos que comportar mais algumas pessoas. Fiquei muito feliz e o pessoal da Arteccon conseguiu organizar o pessoal lá na oficina.

Como previsto, a minha apresentação focou técnicas de SEO para Blogs Wordpress e pude mostrar algumas idéias e plugins que ajudam o Wordpress a rankear melhor. Dentre os tópicos, ressalto a discussão sobre Conteúdo Duplicado e o Third Level Push.

Abordei ainda uma parte de como produzir conteúdo de qualidade, que possa gerar links e aumentar o número de visitantes do blog. Mostrei como tirar proveito no SEO das ferramentas Google Adwords Keyword External Tool e o Google Insights.

As perguntas sairam naturalmente durante a oficina e pouco ficou para o final.

Oficina de SEO - Encontro de TI
View SlideShare presentation or Upload your own. (tags: seo oficina)

Gostaria de agradecer a todos os que estiveram presentes na oficina e agradeço também a Arteccon pela oportunidade no evento.

Conclusões

O evento terminou com um happy hour bem legal. Rolaram vários sorteios e o Paulo Teixeira confirmou a sua fama de sortudo e "embolsou" um pen drive.

De modo geral, gostei muito do evento. Foi muito bem organizado, com palestras de temas atuais e com palestrantes bem capacitados. O único apelo é por uma palestra oficial de SEO nas próximas edições HEHE. Mas isto o pessoal da Arteccon já está planejando…. estou certo Adriana?

Parabéns a Arteccon pelo evento. E as fotos do evento estão no Flickr.

Um abraço a todos os leitores e até a próxima!

Fórum de SEO - Visite! Artigo produzido por Mestre SEO - Otimização de Sites.

Visão Geral do 1˚ Encontro de TI - São Paulo


 
 

Coisas que você pode fazer a partir daqui:

 
 
TwitThis
Share |

0 comentários:

;

Pesquisa na WEB

assine o feed

siga no Twitter

Postagens

acompanhe

Comentários

comente também