sexta-feira, 5 de dezembro de 2008

Ler arquivos CSV com jQuery



 
 

Enviado para você por Penha através do Google Reader:

 
 


O que é CSV?

Comma-separated values (ou CSV) é um formato de arquivo que armazena dados tabelados, cujo grande uso data da época dos mainframes. Por serem bastante simples, arquivos .csv são comuns em todas as plataformas de computador.

O CSV é um implementação particular de arquivos de texto separados por um delimitador, que usa a vírgula e a quebra de linha para separar os valores. O formato também usa as aspas em campos no qual são usados os caracteres reservados (vírgula e quebra de linha). Essa robustez no formato torna o CSV mais amplo que outros formatos digitais do mesmo segmento.

Formalmente, o CSV é um formato de dados delimitado que possui campos (colunas) separados por caracteres de vírgula e registros (linhas) separados por caracteres de quebra de linha. Campos que contêm caracteres especiais (vírgula, quebra de linha ou aspas) devem ser envolvidos em aspas. Entretanto, se uma linha contiver uma única entrada que seja uma cadeia vazia, ela também pode ser envolvida por aspas. Se um campo contiver um caractere de aspas, ele é discernido posicionando outro caractere igual logo em seguida. O formato CSV não requisita uma codificação de caracteres, uma ordenação de bytes ou um formato de terminador de linha.

Exemplo

1997 Ford E350 ac, abs, moon 3000.00
1999 Chevy Venture "Extended Edition" 4900.00
1996 Jeep Grand Cherokee MUST SELL!
air, moon roof, loaded
4799.00

A tabela acima pode ser ser representada em CSV da seguinte maneira:

 1997,Ford,E350,"ac, abs, moon",3000.00 1999,Chevy,"Venture ""Extended Edition""",,4900.00 1996,Jeep,Grand Cherokee,"MUST SELL! air, moon roof, loaded",4799.00 

Fonte: Wikipédia

Integrar CSV com jQuery

Acompanhando o blog de um amigo, descobri que existe um plugin para jquery que através dele você pode ver de forma amigável arquivos CSV na web, o csv2table. Sua utilização é relativamente muito simples, basta ter o jquery na página juntamente com a utilização do plugin, após é só chamar a função com o local do arquivo e onde ele deve ser aberto na página, exemplo:

 <script src="./js/jquery-1.2.6.min.js" type="text/javascript"></script> <script src="./js/jquery.csv2table-0.02-b-1.9.js" type="text/javascript" charset="utf-8"></script>  <div id="view0"></div> <script> $(function(){   $('#view0').csv2table('./data/Book12.csv'); }); </script> 

Isso pode lhe interessar:


Já conhece o meu novo blog? O endereço é o: CSS no Lanche
Blue Host


 
 

Coisas que você pode fazer a partir daqui:

 
 
TwitThis
Share |

0 comentários:

;

Pesquisa na WEB

assine o feed

siga no Twitter

Postagens

acompanhe

Comentários

comente também