segunda-feira, 29 de dezembro de 2008

Sabe por quanto se vende o seu perfil na Internet?



 
 

Enviado para você por Penha através do Google Reader:

 
 

via Certamente! de Paulo Querido em 27/12/08

Aceder à informação do seu perfil no Facebook ou no MySpace, ou aos seus dados pessoais no Skype, custa no mercado negro online em geral pouco mais de um euro. O endereço de correio electrónico sai quase de borla: cada milhão de endereços válidos custa apenas 5 euro às empresas que enviam mensagens comerciais não solicitadas ao abrigo de leis anti-spam tão ridículas quanto inúteis. Mais caras são, naturalmente, as informações bancárias, que orçam a partir de 44 euro.
Esta lista de preços dos serviços fornecidos pelos cibercriminosos foi divulgada esta semana pela Trend Micro, uma fornecedora de soluções de segurança de conteúdos para a Internet.
Curioso é que os preços têm alguma sazonalidade. Segundo a investigação da empresa, a "época festiva que atravessamos é crítica a nível de segurança informática e é propícia ao cibercrime. Os ataques online aumentaram 500% entre Setembro e Dezembro de 2007. No período homólogo de 2008 esta tendência fez-se também sentir. Os cibercriminosos conseguem importantes benefícios ao venderem informação pessoal no mercado negro online. É na época natalícia que o crime organizado da Internet prepara a sua lista de vítimas."

Nesta altura os preços variam. Eis um exemplo do que este mercado oferece, segundo a TrendMicro:
Dia 26: Pacote avançado de malware estimado em 1.750 euros.
Dia 27: 10.000 PCs em perigo com spyware instalado com um valor de 875 euros.
Dia 28: Pacote básico de malware, caixa simples com truques e conselhos sobre como obter a informação desejada por 875 euros.
Dia 29: Ficheiros trojanos em janelas pop-up que surgem discretamente no computador e permitem roubar a informação pessoal por 75 euros.
Dia 30: Os dados bancários de um perfil são vendidos por um preço inicial de 44,75 euros.
Dia 31: Informações de cartões de crédito à venda a partir de 31,25 euros.
Dia 1: 30.000 endereços de e-mail para envio de spam são vendidos a 6,25 euros.
Dia 2: 1.000.000 direcções de email estão disponíveis por 5 euros para envio de spam.
Dia 3: Acesso a uma conta de MySpace por 1,25 euros.
Dia 4: Negociar o acesso a um perfil de Skype pode custar 1,25 euros.
Dia 5: Contas de jogos online estão disponíveis a apenas 1,25 euros.
Dia 6: Perfil de Facebook por um preço módico de 1,11 euros, o valor de uma canção no iTunes.

"As pessoas deixam uma grande quantidade de informação em redes sociais, como o Facebook e MySpace. Milhares de cibercriminosos aproveitam-se para levar a cabo acções de roubo de identidade e de dados facilmente disponíveis online", refere Rik Ferguson, consultor da Trend Micro. Endereços de e-mail, nomes e datas de aniversário estão entre os dados que têm valor para o submundo virtual. "Se utiliza o Facebook para fazer compras de Natal ou tem de efectuar operações bancárias, deve ter em conta que as actividades dos hackers estão em alta nestes dias finais do ano. A Trend Micro recomenda aos utilizadores toda a cautela ao acederem a serviços Web em que seja necessária a utilização de informação pessoal", adianta o consultor.

Aumente a sua segurança
A empresa adiciona algumas sugestões para utilizar a Internet com melhor segurança, que aqui reproduzo por as considerar pertinentes.

  • Veja se aparece um cadeado na parte inferior direita do seu browser, pois é uma boa forma de verificar se está a utilizar a Internet com um nível de segurança essencial;
  • Altere as suas senhas de entrada com frequência. É certo que leva a um esforço adicional de memória, mas se alguém descobrir o acesso a uma conta sua, descobre facilmente as restantes. É importante que utilize uma senha diferente para realizar operações de banca e que a mude assiduamente;
  • Utilize configurações privadas nas redes sociais e informe os moderadores caso repare em comportamentos suspeitos que ponham em causa a segurança dos utilizadores;
  • Verifique se o seu computador foi afectado por malware utilizando software de segurança gratuito;
  • Utilize software de segurança para prevenir todo o tipo de ameaças. É recomendável que adquira uma solução que lhe dê as melhores garantias.

(Artigo de arquivo. Primeira versão publicada no Expresso Multimedia)


 
 

Coisas que você pode fazer a partir daqui:

 
 
TwitThis
Share |

0 comentários:

;

Pesquisa na WEB

Carregando...

assine o feed

siga no Twitter

Postagens

acompanhe

Comentários

comente também