segunda-feira, 29 de dezembro de 2008

Top 5 Erros de SEO



 
 

Enviado para você por Penha através do Google Reader:

 
 

via Mestre SEO de Bruno Miranda em 23/12/08

Boa Tarde leitores da  MestreSEO!

Listarei 5 casos de SEO, envolvendo marcas famosas e seus respectivos sites. Falaremos desde erros graves de SEO, até casos onde foram gerados buzz negativos em relação a grandes empresas.

1-Caso do New York Times

Segundo Matt Cutts  sugere, o Google e outros search engines só podem varrer as partes que não são restritas dos sites. Por isso, essas sessões devem ter conteúdo novo e atualizado sempre.

O problema começa porque o NYT na época disponibilizou os conteúdos produzidos nos últimos sete dias a todos os visitantes, mas os conteúdos mais antigos ficaram disponíveis apenas para visitantes registrados, e os conteúdos especiais apenas para membros.

Assim, os motores de busca sabiam que o site era relevante, pois conseguiam encontrar até 20 milhões de páginas, mas não conseguiam indexar 20 milhões de vezes o formulário de login para os visitantes registrados e membros.

A solução foi passar a mostrar alguns conteúdos para os motores de pesquisa e outros para os visitantes normais, fazendo assim com que os motores de pesquisa consigam indexar corretamente todo o site, mas continuando a pedir aos outros visitantes para se registrarem.

Segundo Danny Sullivan editor do SearchEngineWatch, o New York Times mostrou ao Google que é possível fazer uso de cloaking sem objetivar spam ou qualquer outra técnica ilegal.

Depois do caso do New York Times a idéia de cloaking sem spam vem sendo muito mais aceita.

2-Google Pune site das alemãs Bmw e Ricoh

O Google deixou de exibir o site alemão da BMW e da Ricoh pelos mesmos adotarem técnicas que artificialmente os posicionavam nas primeiras posições das respostas do buscador.

Estes sites usavam uma técnica conhecida como "doorway pages", que "exibem" um conteúdo feito sob medida para os sistemas dos buscadores e outras páginas para os visitantes reais.

  • Página da BMW mostrada para os sistemas de busca

  • Página da BMW mostrada para os visitantes

3-Boticário e Net virtua

Um famoso caso, onde digitando o nome de ambas as empresas no Google, o mesmo apresentava resultados que denegriam suas marcas na primeira página. A Net Virtua apresenta esse problema até hoje, e a Boticário já resolveu o problema!

4-Vascaiu.com (Um exemplo atual)

Atualmente foi criado um site, para zombar um time que caiu para a segunda divisão do campeonato brasileiro o vascaiu.com, o site não tem intenções nenhuma de trabalhar em SEO, mas é um ótimo exemplo de falhas gritantes na nossa area.

O site é um exemplo cliché de uma técnica       Black Hat bem conhecida, que é  o "invisible text" (texto invisivel), técnica que consiste em inserir um texto na mesma cor que o fundo da página para aumentar a quantidade de palavras-chave ou para colocar palavras-chave populares que não tem relação com o site.


Repare no texto bem abaixo do banner em letras miúdas


O código nos revela o uso de Black Hatch

5-O caso do "Dell Hell"

Jeff Jarvis famoso jornalista norte-americano percebeu que seu computador Dell estava com defeito. Após diversos contatos com a empresa sem respostas, decidiu colocar um relato em seu blog pessoal, o BuzzMachine,com o sugestivo título de Dell Hell.

O blog tornou-se parada obrigatória para consumidores insatisfeitos, gerando um imenso buzz negativo para a empresa Dell.

Neste período, a Dell perdeu vendas e a Apple a superou em valor de mercado.

Passada a crise, a empresa contrato um funcionário somente para atender blogueiros e uma equipe de monitoramento para identificar consumidores que citam a empresa em blogs.

Conclusão

Bem, acho que podemos ter idéia do quanto é importante ficar ligado nestes erros e aprender com eles evitando problemas, então, pesquise, leia e estude e boa sorte com seu site!

Fórum de SEO - Visite! Artigo produzido por Mestre SEO - Otimização de Sites.

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