quinta-feira, 15 de janeiro de 2009

Marketing Multinível: Será que funciona?



 
 

Enviado para você por Penha através do Google Reader:

 
 

via Sobre Administração de Profº. André Vinícius em 10/01/09

* por Prof. André Vinícius

Há algum tempo venho recebendo inúmeros convites para integrar alguns sistemas de Marketing multinível. Já me ofereceram de A a Z em matéria de produtos e serviços para comercializar através do Marketing Multinível. Já tive a oportunidade de vender filtros, telefonia VoIP e produtos de beleza.

Confesso que algumas propostas foram tentadoras e me estimularam a entrar neste negócio. Porém, recuei e resolvi aguardar um pouco mais. Após refletir cheguei a algumas conclusões a respeito desta estratégia de marketing.

O Marketing multinível realmente pode trazer excelentes resultados financeiros. Porém, vale lembrar que é preciso muita dedicação. O Marketing multinível é um trabalho de formiguinha. É preciso caminhar devagar para caminhar sempre. Uma indicação aqui, um convite ali e a coisa funciona. Mas lembre-se de que você precisa ter uma ampla rede de contatos.

Não pense também que você vai ficar rico trabalhando 15 minutos por dia neste negócio. È preciso muita dedicação para fazer o negócio girar. O Marketing multinível te proporciona flexibilidade de horários, mas não redução de carga horária. Quanto maior sua dedicação, maiores serão as suas chances de prosperar neste negócio.

Uma observação que acho interessante e que com certeza encorajaria muitas pessoas a entrar neste tipo de negócio é a demarcação de território. Muitas empresas pecam neste ponto e acabam por abrir muita concorrência na mesma região. Um fato destes aconteceu comigo. Fui convidado a atuar com VoiP e a mesma empresa que me convidou já tinha 3 ou 4 pessoas atuando no mesmo quarteirão. Aí desanimei porque o mercado a ser explorado ficaria muito pequeno.

Uma demarcação de território também seria interessante para a troca de experiência entre os membros da rede. Sem a demarcação todos viram concorrentes e ninguém vai querer ajudar o outro sabando que ele pode te tirar um potencial cliente.

Quanto a forma de remuneração tenho minhas dúvidas visto que o valor a ser recebido vem através de uma conta internacional. A burocracia se torna exagerada e em determinadas redes você leva até 60 dias para receber o que você vendeu hoje. Esse sistema de pagamento pode ser melhorado para proporcionar ao membro um giro maior e mais rápido e o retorno financeiro que motiva a prospectar mais clientes.

Quem vai entrar neste mercado tem que verificar também se a empresa possui uma boa estratégia de marketing e se fornece material de apoio (vídeos, slides, textos e sites) para você utilizar como argumento para suas vendas. Lembre-se de que para vender você precisa transmitir confiança e credibilidade ao cliente e isso começa com um excelente material de apresentação.

Espero ter esclarecido alguns pontos importantes para ajudar você a entrar firme neste negócio. Boa sorte e até a próxima!


 
 

Coisas que você pode fazer a partir daqui:

 
 
TwitThis
Share |

0 comentários:

;

Pesquisa na WEB

Carregando...

assine o feed

siga no Twitter

Postagens

acompanhe

Comentários

comente também