quarta-feira, 14 de janeiro de 2009

Ouça o seu cliente



 
 

Enviado para você por Penha através do Google Reader:

 
 

via Sucesso na Web de Joca em 02/01/09

Que é importante ouvir o seu cliente, acho que não preciso nem dizer. Afinal, "quem manda é o cliente" não é um mote novo no mundo dos negócios. É tão importante ouvir o cliente que existem departamentos inteiros dedicados a esse fim, os SACs (Serviço de Atendimento ao Cliente) e similares.

customer-service

O que eu queria comentar aqui nesse post é que a Internet está nos dando a oportunidade de ouvir o seu cliente quando ele não fala diretamente com você ou com algum funcionário da sua empresa. Como? Espionando emails e ouvindo ligações VoIP? Não… Há formas muito mais simples e eficientes de se "ouvir" o que o cliente fala para outras pessoas.

Primeiro vale relembrar um conceito de marketing bastante poderoso, o marketing boca-a-boca, que comentei aqui. O termo em inglês é word of mouth que é uma referência à passagem de informação entre pessoas, por qualquer meio de comunicação disponível. Recentemente tenho ouvido bastante o termo word of mouse que serve para dizer que o tradicional boca-a-boca foi amplificado pelo mouse. Com a internet o marketing boca-a-boca foi amplificado consideravelmente e, o que é melhor, é possível vê-lo acontecendo.

Pois bem, como podemos ouvir o que o nosso cliente está dizendo sobre nós para outras pessoas, sem infringir qualquer lei? Basta usar a busca em blogs e sites sociais.

Nos blogs as pessoas costumam expressar sua opinião sobre produtos e/ou empresas. Utilize ferramentas como Technorati ou Google Blog Search para encontrar o que estão falando sobre você.

technorati

google_blog_search

Contudo, postar em blogs pode ser demorado e buscar em blogs pode ser difícil. Daí vem as redes sociais. Você deve estar pensando em Orkut, Facebook, e sistemas similares, né? Bem, se você tem uma conta lá, talvez dê para achar alguma informação útil sobre a sua empresa, mas a busca de informações nesses sites de redes sociais é um pouco difícil.

Você conhece o Twitter? É uma empresa nova, começaram em março de 2006 e em maio de 2007 viraram uma empresa independente. Eles se definem como um sistema em tempo real para troca de mensagens. É uma mistura de micro-blogs com mensagem instantânea, só que público. E o mais bacana, dá para pesquisar sobre o que as pessoas estão falando sobre a sua empresa.

Veja o que as pessoas estão falando do Pão de Açucar.

Quer experimentar?


twitter


Bom divertimento!


 
 

Coisas que você pode fazer a partir daqui:

 
 
TwitThis
Share |

0 comentários:

;

Pesquisa na WEB

assine o feed

siga no Twitter

Postagens

acompanhe

Comentários

comente também