terça-feira, 31 de março de 2009

Como Fazer o Google Encontrar o seu Site?



 
 

Enviado para você por Penha através do Google Reader:

 
 

via Mestre SEO de Frank Marcel em 25/03/09

estou-aqui

Muitas pessoas com pouca intimidade com o funcionamento do Google, e de ferramentas de busca em geral, se perguntam (e nos perguntam) "como fazer para o Google encontrar o meu site?", e o fato é que existem várias maneiras. Alguns métodos simplesmente fazem o seu site ser encontrado, outros, além de permitir que o Google encontre o seu site, podem agregar valor ao domínio e a marca. Neste post, trago os diferentes caminhos para o Google encontrar o seu site.

Métodos Convencionais para o Google Encontrar um Site

Os mais envolvidos no ramo de buscas e search engines sabem muito bem qual o principal método para o Google indexar um site: sitemap.xml. O impressionante é a quantidade de sites que simplesmente ignora este arquivo. Enviar um sitemap XML pelo Google Webmasters Tools é, provavelmente, a forma mais eficaz de fazer com que o Google indexe um site.

Além do sitemap.xml, outra forma de contato direto com o Google para que ele indexe um site é através da página de envio de URLs que o próprio Google oferece. O detalhe é que, nesta página, o Google informa que não garante que a URL enviada seja indexada. O sitemap.xml é um meio mais seguro e, provavelmente, mais rápido de ser encontrado pelo Google. Se você quiser utilizar este método mesmo assim, segue a URL: http://www.google.com.br/intl/pt-BR/add_url.html

Outro método tradicional é utilizar diretórios, mas como eu já disse em outro post, cadastrar em diretórios está caindo em desuso e, além do mais, para a indexação por diretórios ocorrer de maneira rápida, será necessário que o diretório em questão seja visitado frequentemente pelo Googlebot e que ele liste o seu site rapidamente em suas páginas. São muitos requisitos de uma vez só para um diretório de sites.

Estes métodos, especialmente o primeiro, servem, não só para um site ser descoberto, mas também para suas páginas mais profundas, ou seja, mais distantes (em número de cliques) da página inicial serem descobertas. No caso de diretórios, ainda tem o fator de ganhar um link relevante (quando o diretório é relevante) para o site.

E é justamente sobre links e conteúdos específicos que seguirá o post agora. Como fazer para o Google encontrar os conteúdos mais "escondidos" do seu site?

Métodos Alternativos para o Google Encontrar Conteúdo

Os métodos aqui servem também como técnicas de Link Building, seja para aumentar PageRank e melhorar o posicionamento do site ou simplesmente conseguir mais visitas de outros meios, além da pesquisa no Google em si. Por último, e mais importante, servem como técnicas de produção de conteúdo.

Para o Google encontrar o seu site, ele vai precisar de um link que leve o Googlebot até o site ou página específica. Como o Google tem usado links com nofollow para encontrar novas páginas, comentar em blogs e fóruns, independentemente do uso de nofollow, volta a ser um importante meio de conseguir que o Google chegue ao seu site, além de atrair visitas, desde que você faça comentários relevantes. Embora o Google não ofereça garantia que vá seguir um link com nofollow, você pode arriscar.

Outro meio é trabalhar a distribuição de conteúdo em outros blogs e sites. Se você tem uma informação interessante a divulgar, procure colocar em outros sites esta informação (mas apenas um conteúdo por site para evitar conteúdo duplicado), é provável que você consiga um link assim, já que você é a fonte do conteúdo. Ter o próprio blog e oferecer um Feed RSS também é uma ótima opção.

Ainda na produção de conteúdo, utilizar outros sites que aceitem conteúdo e que sejam frequentemente indexados também é um bom caminho. Divulgue uma informação interessante pelas melhores redes de conteúdo, ou mesmo, crie um vídeo para o YouTube e deixe o seu link por lá. Neste ponto, criar perfil em sites como o Twitter, ou quem sabe o Orkut, também pode contribuir com um caminho para o Googlebot chegar ao seu site.

Enfim, o importante é que você se faça ser visto e achado. Saia da toca e grite para o Google a sua existência. Ele vai te encontrar. Até a próxima!

  • No Related Post

Fórum de SEO - Visite! Artigo produzido por Mestre SEO - Otimização de Sites. Aproveite que você assina o nosso Feed e acompanhe-nos no Twitter ou participe da nossa comunidade no OrkutNosso Twitter

Como Fazer o Google Encontrar o seu Site?


 
 

Coisas que você pode fazer a partir daqui:

 
 
TwitThis
Share |

0 comentários:

;

Pesquisa na WEB

assine o feed

siga no Twitter

Postagens

acompanhe

Comentários

comente também