terça-feira, 31 de março de 2009

Entrevista com Paulo Faustino (Fique-Rico)



 
 

Enviado para você por Penha através do Google Reader:

 
 

via Mestre SEO de Leandro Motta em 30/03/09

Paulo Faustino

Olá leitores da MestreSEO!

Continuando nossas entrevistas, onde semana passada entrevistei Cassiano Travareli da BrasilSEO, hoje tenho o imenso prazer de publicar a entrevista feita com o português Paulo Faustino, do blog Fique-Rico.

Gostaria de agradecer imensamente o Paulo pelo tempo disponibilizado para esta entrevista, e ficamos muito agradecidos com a sua "presença" na comunidade da MestreSEO e brasileira.

MestreSEO:: Conte-nos um pouco sobre você, sua carreira, o blog Fique-Rico e os demais blogs.

Paulo Faustino:: Olá Leandro e leitores do MestreSEO. É uma grande honra puder ser entrevistado por essa equipa de grandes profissionais. O meu nome é Paulo Faustino, vivo em Leiria, uma pequena cidade de Portugal a 130km da capital Lisboa. Enquanto profissional sou neste momento um chamado 'canivete suiço'. Faço um pouco de tudo, nomeadamente trabalho de Freelancer, Account, Webmaster, SEO, Consultor, Webdesigner, Programador, etc. Trabalho em redes de sites minhas, desenvolvo projectos para profissionais e empresas, faço consultoria sobre rentabilização de espaços na internet e marketing online, e desenvolvo ainda outras coisas :D

O meu blog principal é o www.fique-rico.com, onde tenho trabalhado arduamente nos últimos 14 meses, tendo já recebido imensas menções honrosas, entrevistas em revistas e jornais, e quase 10,000 comentários em artigos. Tem sido muito bom trabalhar por lá, não só pela experiência que vou adquirindo também, mas pelo facto de puder estar a ajudar outros blogueiros e freelancers que como eu, procuram um lugar ao sol.

Tenho outros projectos online interessantes, nomeadamente o www.wordpress-love.com e o www.randomwalls.com, ambos extremamente bem cotados também nas suas áreas de acção. Mais recentemente coloquei online o projecto CorpoSensual.com, pese embora numa área extremamente dispare.

MestreSEO:: Qual teu principal foco no seus blogs? Quais os maiores desafios?

Paulo Faustino:: O maior desafio é sempre o de manter todos os projectos o máximo actualizados possível. Nem sempre é fácil, sendo que por vezes torna-se incompatível com a minha carga horária. Há sempre muita muita coisa para fazer e o tempo urge. Ainda assim trabalho cerca de 12 a 14 horas por dia. Além de me focar estritamente nos conteúdos, que procuro sejam sempre de topo e tragam ao leitor algo de novo, dedico-me também a encontrar as melhores formas de rentabilizar esses mesmos sites, o que por si só é um enorme desafio também.

MestreSEO:: Qual a diferença de escrever para o público português e brasileiro? Apesar da reforma ortográfica brasileira, quais maiores dificuldades que encontra?

Paulo Faustino:: Nunca encontrei nenhuma barreira linguística entre o escrever em PT-PT ou PT-BR. Geralmente trato sempre os meus leitores por 'Você', ou seja, com respeito para com quem está do outro lado, e procuro sempre escrever num português de Portugal simples, directo e objectivo. Como nunca tive queixas acerca disso, calculo que estou a fazer um bom trabalho! :)

MestreSEO:: Quanto tempo diário você dedica aos seus blogs?

Paulo Faustino:: Só aos blogs, em média cerca de 5 a 6 horas por dia, para gestão de comentários, produção de conteúdos, etc.

MestreSEO:: Pelo tipo de material que você publica, é uma pessoa muito bem informada. Para fazer esse material você consulta Twitter, Orkut, Jornais ou a Web em geral?

Paulo Faustino:: Leio muitos blogs estrangeiros essencialmente, e consulto também muito as redes sociais. Estão constantemente saindo novidades interessantes em muitos nichos de mercado, e é necessário estar atento pois surgem oportunidades de ouro de tempos em tempos. Utilizo também o Twitter para comunicar com os meus leitores (www.twitter.com/fiquerico), o Orkut, Facebook, Dihitt, entre outros. Adoro redes sociais e compreendo o seu enorme potencial na web!

MestreSEO:: No blog Fique-Rico, tem muitas dicas para ganhar dinheiro. Hoje é possível viver de blogs?

Paulo Faustino:: Sim é possível viver de blogs, ou de websites. Uma rede de 4 ou 5 bons projectos pode ser o suficiente para criar um Blogueiro de sucesso e com capital suficiente para continuar a construir novidades. Hoje em dia existe inúmeras formas de rentabilização para sites e blogs, pelo que o mais díficil é não conseguir ganhar dinheiro :)

MestreSEO:: Se tivesse que investir um dinheiro hoje, investiria tudo em blogs?

Paulo Faustino:: Tenho de há vários meses para cá investido praticamente tudo o que ganho na construção de novos projectos, sejam eles sites ou blogs. Invisto também muito na sua prospecção. Um dos maiores erros dos blogueiros e webmasters é que falham muito na área do webmarketing. Não sabem elevar os seus projectos a um outro nível e regra geral, ou não investem em publicidade, ou investem mal.

MestreSEO:: Além de ganhar dinheiro na Web e Wordpress, quais os temas que você considera quentes para 2009?

Paulo Faustino:: O Twitter está a tornar-se um tema muito quente ultimamente, mas ainda é complicado de rentabilizar isso. Existem no entanto vários temas muito rentáveis, que podem ser encontrados facilmente no Google Zeitgeist (www.google.com/zeitgeist) por exemplo. A política é outro tema quente do ano, especialmente no que concerne à política americana. Mas existem outros, como as imobiliárias, o Dubai, Acai Berry, entre outros.

MestreSEO:: O que você sugere para blogueiros, tanto profissionais, quanto aquele que está iniciando seus trabalhos?

Paulo Faustino:: A primeira coisa que recomendo sempre a um blogueiro ou webmaster, antes de criar um projecto, é pensar de que forma o irá rentabilizar. Isso muito antes sequer de o pensar em construir. Depois disso partir para a selecção de um bom nome, e investir. Tanto dinheiro, como tempo, dedicação e suor. Muitas vezes os blogueiros não chegam a fazer dinheiro porque desistem dos seus projectos em alturas cruciais. Um blogueiro é alguém que tem de ter capacidade para esperar 8 a 12 meses para começar a ver resultados. Por isso, o que sugiro sempre é: paciência!

MestreSEO:: Por fim, qual a mensagem que você gostaria de passar para os blogueiros tanto brasileiros como portugueses?

Paulo Faustino:: Gostava de passar uma mensagem positiva, isto porque de facto a internet tem riqueza suficiente para fazer com que existam cada vez mais probloggers, tanto em Portugal como no Brasil. Há dinheiro, há oportunidades e há mercados. É importante é saber escolher bem os caminhos que se trilham, para evitar perder dinheiro desnecessariamente. Para isso recomendo também a leitura diária do meu blog, que não é mais do que uma Escola para Blogueiros e Webmasters: www.fique-rico.com

Obrigado mais uma vez ao MestreSEO por esta oportunidade. Valeu! :)

  • No Related Post

Fórum de SEO - Visite! Artigo produzido por Mestre SEO - Otimização de Sites. Aproveite que você assina o nosso Feed e acompanhe-nos no Twitter ou participe da nossa comunidade no OrkutNosso Twitter

Entrevista com Paulo Faustino (Fique-Rico)


 
 

Coisas que você pode fazer a partir daqui:

 
 
TwitThis
Share |

1 comentários:

Unknown disse...

Traduçao:

Recentemente, deparei com seu blog e têm sido, ao longo leitura. Eu pensei que eu iria deixar o meu primeiro comentário. Eu não sei o que dizer, excepto que tenho desfrutado leitura. Otimo blog. Vou manter a visitar este blog muitas vezes.
Alessandra
+++++++++++++++++++++++++++++++++


Thanks, these posts are important to me so I like to show them on my blog, but the merit of texts are whether their authors, my concern is the best news filter.

Penha
+++++++++++++++++++++++++++++++++
Tradução:
Muito Obrigado, estas postagens são importantes para mim por isso gosto de indicar elas no meu Blog, mas o merito dos textos são se seus autores, minha preocupação é filtrar as melhores noticias.

Penha

;

Pesquisa na WEB

assine o feed

siga no Twitter

Postagens

acompanhe

Comentários

comente também