segunda-feira, 2 de março de 2009

Recém formados: Empreender ou trabalhar para terceiros?



 
 

Enviado para você por Penha através do Google Reader:

 
 

via Sobre Administração de Gustavo Periard em 18/02/09

por Gustavo Periard

Bom pessoal, escrevi este artigo há um tempinho, mas resolvi dar uma atualizada boa nele. Acho o tema é extremamente atual e merece um olhar mais cuidadoso. Espero que gostem.

Esta questão é,  sem dúvida alguma, um grande fantasma que ronda a cabeça de dez entre dez recém-formados nos dias de hoje.

Porém, é um tema muito importante e decisivo para o futuro destes jovens recém saídos dos bancos das universidades. E que vale à pena ser analisado com um pouco mais de atenção.

Uma vez que arriscar-se em um negócio próprio, com todos os riscos e desafios  envolvidos ou trabalhar para terceiros, tendo ou não o merecido reconhecimento é um fator determinante no rumo que a vida destes jovens irá tomar.

Trabalhar ou empreender é uma grande questão sim, mas não se pode esquecer que um fator não é delimitador para o outro.  Não é porque você trabalha pra alguém hoje que não se tornará um empreendedor no futuro, porém precisamos perceber que:

Apenas uma pequena parcela da população é empreendedora. E desta, apenas uma parcela ainda menor realiza bem suas tarefas e atinge o tão sonhado sucesso de forma plena.

Tendo isto em mente, é preciso ver que para ser empreendedor você precisa ter um sonho. Seja ele desenvolver um novo produto ou serviço, ou até mesmo criar novas formas de organização. Você precisa querer realmente realizar este sonho, tomar iniciativas, criar oportunidades, assumir riscos (e eles são muitos!) e principalmente inovar, inovar sempre!

E na minha opinião, é de extrema importância que você tenha nascido com aquele "algo mais" que torna tudo mais apaixonante e prazeroso. Tudo isso aliado a muita persistência e obstinação trarão  a você o tão almejado sucesso em sua vida profissional e consequentemente pessoal.

Mas se você não tem um perfil empreendedor, não se preocupe!! Não há nenhum mal em trabalhar para terceiros.

Existem grandes profissionais por aí que trabalham para outras empresas e realizam grandes feitos.  Sejam eles pesquisadores, professores ou até mesmo gestores de empresas importantes que não tem seu próprio negócio, mas mesmo assim se destacam, e muito,  naquilo que fazem.

Por isso, se queres desenvolver a tua carreira e o teu sonho poderá ser sim um grande empreendedor. Mas é muito importante lembrar que antes da sua empresa e do seu negócio, você deve ser um  excelente empreendedor de si mesmo. Precisa conhecer seus limites e ambições para nao tropeçar nos grandes passos que dará.

Depois desta auto-análise, você estará preparado para começar a buscar seus objetivos, sejam eles na empresa em que trabalha ou na sua própria, de forma a suprir e quem sabe superar suas necessidades e expectativas.

E aí meu caro, o sucesso pessoal e financeiro será pura conseqüência de todo teu esforço.

Boa sorte em sua escolha (ela será fundamental) e muito sucesso!!


 
 

Coisas que você pode fazer a partir daqui:

 
 
TwitThis
Share |

0 comentários:

;

Pesquisa na WEB

assine o feed

siga no Twitter

Postagens

acompanhe

Comentários

comente também