terça-feira, 31 de março de 2009

Vivendo com a Núvem Parte 1 - Introdução

Um otimo artigo recomendo ver o Blog e ler!!!

 
 

Enviado para você por Penha através do Google Reader:

 
 

via Tecnomodo de mStavale em 30/03/09


Trabalhando com as tecnologias computacionais sempre me interessei pelas novidades na área. Adepto do Linux, mas ainda usuário do Windows logo troquei o Microsoft Office pelo Open Office. Depois fui substituindo todos os programas comerciais por OpenSource: Photoshop pelo Gimp, Corel pelo Inkscape, MSN pelo Pigeon, 3DS Max por Blender, SoundForge por Audacity e assim foi. Mas foi então que percebi que podia ter um pouco mais de mobilidade e comecei a trabalhar com o Linux em Pendrive. Atualmente uso o Fedora 10 Live com Persistent Install feito através do Fedora Live Creator USB. Mas também utilizo o Pendrivelinux que é uma versão mais antiga do Mandriva com o KDE 3.5.6 para ficar mais veloz.
A núvem então me foi apresentada! No início tive um certo problema para entender o que era e para quem ainda não teve a oportunidade de ler sobre o assunto, o Cloud Computing é uma tendência atual da área da computação onde o processamento não mais é feito pela sua própria máquina, mas por computadores distribuídos na internet... Hoje em dia o termo se ampliou e tudo o que pode ser feito na internet já pode ser considerado na núvem. Editores de texto, editores de fotografia, editores gráficos no estilo do Corel ou Adobe Illustrator, Messenger online, Armazenamento de arquivos em servidor virtual, Computação Virtual, ou Desktop Virtual, Agendas Online, Despertadores Online, Rádio online, Editores de Vídeo, assistir TV Online, Trabalhando com Projetos Online, PowerPoint Online, Editores de Planilha no estilo do Excel, Editores de HTML Online entre tantas outras... São muitas opções. Aos poucos vamos falando aqui de alguns que tenho predileção.

Quando fiquei sabendo dos programas online comecei a experimentar... O primeiro foi o Google Docs, um editor de texto no estilo do Word, mas completamente online. Foi paixão a primeira vista! Editor de texto sem a necessidade de instalações, mobilidade total, já que só precisa do navegador da web. Opções como corretor ortográfico, tabelas, inserção de imagens, formatações e templates e mais templates... Tudo de bom!

Outras opções de editor de texto online é o ZoHo, que também possui uma interface muito parecida com o do Word e possui alguns recursos interessantes... Ou que tal o BuzzWord ou OfficeLive da Microsoft entre tantos outros...
Mas aos poucos aqui falaremos dos programas online e as opções grandiosas de cloud computing...
Abraços...
Só para constar, todo este texto foi feito e revisado pelo Google Docs... Isso é Cloud Computing.

 
 

Coisas que você pode fazer a partir daqui:

 
 
TwitThis
Share |

0 comentários:

;

Pesquisa na WEB

assine o feed

siga no Twitter

Postagens

acompanhe

Comentários

comente também