segunda-feira, 9 de março de 2009

WolframAlpha - Tu perguntas, a web responde



 
 

Enviado para você por Penha através do Google Reader:

 
 

via MUIOMUIO.NET de Mario Andrade em 09/03/09

WolframAlpha é um projecto da autoria de Stephen Wolfram com vista a desenvolver a tecnologia e a forma como pesquisamos online.

wolfram alpha search engine

O Wolfram|Alpha é um motor de pesquisa que permite aos utilizadores fazer perguntas factuais e o WolframAlpha irá retornar uma resposta coerente.
Enquanto que o Google retorna documentos (Páginas, ficheiros, etc…) que possam conter o termo de pesquisa efectuado ou da Wikipédia que retorna páginas de temas de acordo com o conteúdo pesquisado o WolframAlpha compreende, de certa forma, as questões colocadas e processa respostas para diversas questões bastante rapidamente.

Como funciona? O WolframAlpha contem um sistema com módulos de diversos temas como ciência, tecnologia, matemática, geografia, negócios, viagens, pessoas, música, culinária, clima, etc… estes resultados não são inseridos pelos utilizadores mas sim aplicados, através de algoritmos que representam conhecimento real como leis de física, equações matemáticas, etc…

O projecto encontra-se ainda em fase de desenvolvimento e testes com data de lançamento planeada para Maio 2009. Pessoalmente não considero o WolframAlpha como um motor de pesquisa mas um motor de perguntas. Independentemente do que lhe possa chamar este projecto certamente irá ser famoso e quem sabe não vá o Google investir nele :hum:

Links interessantes:
Wolfram|Alpha Is Coming! - Blog de Stephen Wolfram
Wolfram Alpha is Coming — and It Could be as Important as Google -Twine
Wolfram Alpha Computes Answers To Factual Questions. This Is Going To Be Big. - TechCrunch

Link: WolframAlpha


 
 

Coisas que você pode fazer a partir daqui:

 
 
TwitThis
Share |

0 comentários:

;

Pesquisa na WEB

assine o feed

siga no Twitter

Postagens

acompanhe

Comentários

comente também