terça-feira, 7 de abril de 2009

6 Dicas de SEO para o Tumblr



 
 

Enviado para você por Penha através do Google Reader:

 
 

via Mestre SEO de Luiz Gustavo em 06/04/09

Olá pessoal!

Hoje irei ensinar como fazer o SEO básico OnPage em microblogs baseados no Tumblr. Para quem não sabe, o Tumblr é um serviço, baseado em conceitos de redes sociais, intermediário entre o Twitter e um Blog completo com Wordpress por exemplo. Esse conceito se chama microblog, algo de postagem rápida de textos, imagens, vídeos, citações, conversas, etc.

Antes de começar, é importante frisar que o Tumblr não é um sistema muito bom para se trabalhar o lado de SEO, muitas vezes ele não disponibiliza opções nem modificações no sistema base. Partiremos também do princípio que você já seja usuário do sistema e que saiba criar ou editar temas para o Tumblr (conheça as tags do Tumblr). Então vamos lá:

1. Criando títulos melhores

Siga a regra de títulos otimizados (o título da postagem - nome do site). Para isso edite o seu tema e coloque a seguinte linha no lugar do seu <tilte> original, entre <head></head>:

{block:IndexPage}<title>{Title}</title>{/block:IndexPage} {block:PermalinkPage}<title>{block:PostSummary}{PostSummary}{/block:PostSummary} | {Title}</title> {/block:PermalinkPage}

Eu opto por usar PostSummary para o titulo da postagem pois se não houver título (em caso de postagem de imagens, citações, link, áudio e vídeo) o sistema define o título como sendo a descrição (Caption) da postagem.

2. Trabalhando as meta keywords

Outro trabalho básico de SEO é colocar as keywords relativas ao seu site e sua postagem. Para isso, adicione as linhas entre <head></head>:

{block:IndexPage}<meta name="keywords" content="keywords, do seu, blog, aqui" />{/block:IndexPage} {block:PermalinkPage}<meta name="keywords" content="{block:Posts}{block:HasTags}{block:Tags}{Tag}, {/block:Tags}{/block:HasTags}{/block:Posts}" />{/block:PermalinkPage}

Na IndexPage defina as keywords relativas ao seu site, elas aparecerão na pagina principal do seu blog. Dentro das postagens, as keywords usadas serão as que você definir em Advanced Options >> Tag this post

3. Crie uma descrição para seu blog

Não se esqueça de criar uma descrição para seu blog. Para inserir a descrição, vá em Customize >> Info >> Description. Adicione também as linhas entre <head></head>:

{block:IndexPage} <meta name="Description" content="{Description}" /> {/block:IndexPage}

Eu particularmente prefiro deixar para aparecer somente a descrição do site e na pagina principal do blog, mas pode ser usado também um resumo da postagem adicionando também essas linhas:

{block:PermalinkPage} <meta name="Description" content="{block:PostSummary}{PostSummary}{/block:PostSummary}" />  {/block:PermalinkPage}

4. Colocando o titulo do seu blog em H1

O trabalho das headers é algo muito importante (leia também Tags Heading e Sua Importância no SEO). Adicione, agora entre <body></body> as linhas:

{block:IndexPage}<h1 id="blog_title">{Title}</h1>{/block:IndexPage} {block:PermalinkPage}<div id="blog_title">{Title}</div>{/block:PermalinkPage}

Com isso, em sua pagina principal o seu titulo ficara como <h1> e dentro da postagem, será apenas uma div.

5. Trabalhando o titulo das postagens

Como fizemos acima, agora teremos que melhorar o título das postagens. Dentro de <body></body> e dentro da tag {block:Regular} (tag usada para descriminar postagens regulares, ou seja, textos), adicione as linhas:

{block:IndexPage}{block:Title}<h2 id="post_title"><a href="{Permalink}">{Title}</a></h2>{/block:Title} {/block:IndexPage} {block:PermalinkPage}{block:Title}<h1 id="post_title">{Title}</h1>{/block:Title}{/block:PermalinkPage}

Isso fará com que na pagina inicial os títulos das postagens fiquem como <h2> mas dentro da pagina da postagem, elas sejam <h1>.  Essa técnica também vale para a área {block:Conversation} que descrimina postagens de diálogos. Para imagens, citações, link, áudio e vídeo a técnica não precisa ser aplicada pois essas modalidades não possuem titulo.

6. Adicionando um favicon

O uso de favicon para SEO não é algo de extrema importância, mas é interessante para fazer seu site ser visualmente encontrado no meio de favoritos ou abas do Firefox. Adicione a linha também entre <head></head>::

<link rel="icon" href="{Favicon}"/>

Conclusão

Como você pode ver, o Tumblr está longe de ser ideal para um bom trabalho de SEO, mas o sistema em si é muito interessante. Eu uso o sistema em meu blog pessoal, acho muito pratico e rápido para o que preciso. As técnicas OnPage aqui demonstradas são consideradas básicas, mas tem como objetivo organizar um pouco o conteúdo de seu blog e como consequência ser melhor vista pelos buscadores.

Você tem alguma dica? Alguma idéia? Comente e compartilhe conosco!

Fórum de SEO - Visite! Artigo produzido por Mestre SEO - Otimização de Sites. Aproveite que você assina o nosso Feed e acompanhe-nos no Twitter ou participe da nossa comunidade no OrkutNosso Twitter

6 Dicas de SEO para o Tumblr


 
 

Coisas que você pode fazer a partir daqui:

 
 
TwitThis
Share |

0 comentários:

;

Pesquisa na WEB

assine o feed

siga no Twitter

Postagens

acompanhe

Comentários

comente também