quinta-feira, 2 de abril de 2009

Vivendo com a Núvem, Parte 2 - Google Docs



 
 

Enviado para você por Penha através do Google Reader:

 
 

via Tecnomodo de mStavale em 31/03/09


Continuando a matéria sobre a núvem de computação, na postagem anterior falamos resumidamente dos editores de texto e o meu de predileção é o Google Docs pela quantidade imensa de templates interessantes. Mas a Google produziu também as soluções para similares do PowerPoint e Excel. É óbvio que existem certas limitações, mas são limitações iniciantes e penso que a longo prazo sejam compensadas ou consertadas.A forma de Apresentação que substituiria o PowerPoint possui alguns pontos ainda sem ação. Sinto falta da aplicação dos efeitos e de música anexada ao arquivo, mas alguns pontos compensam essas ausências. O primeiro é que ele permite que você faça o upload dos arquivos PPT do próprio PowerPoint, o que significa que você o armazena no próprio Google e que em qualquer lugar que tenha internet você poderá abrir a apresentação. Um ponto interessantíssimo é a possibilidade de chamar outras pessoas para assistir a uma apresentação online com direito a chat e mensagem instantânea. Ótimo para apresentações empresariais.



O Spreadsheet, ou planilha, permite que você crie e abra os arquivos do Excel criando planilhas interessantíssimas.
O mais legal é que tanto o editor de texto quanto a Apresentação e a Planilha permitem você fazer o download do arquivo no formato que você desejar o que significa que pode ser no Word, PowerPoint, OpenOffice, PDF ou até Rich Text.



Aproveitando as funcionalidades da grande G, comecei a experimentar também o Google Agenda, um ótimo organizador por datas e horários. O mais legal do Google Agenda é a capacidade de você definir se o calendário é público ou se apenas privado e resguardado. Eu tenho dois, um para uma empresa que prestoconsultoria , e nós temos os eventos agendados no Google Agenda para todos os funcionários, e um particular com as minhas atividades. O mais interessante do Google Agenda é que ele permite você configurar para avisar das suas tarefas por email, popup e por SMS, que para mim é a melhor opção sem sombra de dúvidas. Então 20 minutos antes do meu compromisso, recebo em meu celular uma mensagem alertando-me. Pontual, prático e simples.
Nota 10!

Continuaremos em breve com mais opções de Computação em Núvem.

 
 

Coisas que você pode fazer a partir daqui:

 
 
TwitThis
Share |

0 comentários:

;

Pesquisa na WEB

assine o feed

siga no Twitter

Postagens

acompanhe

Comentários

comente também