segunda-feira, 4 de maio de 2009

PROTESTO AGITA CENTRO DA CIDADE DE SÃO LOURENÇO DO SUL


Manifestação convocada pelo Sindicato dos Municipários de São Lourenço do Sul (Simussul) agitou o centro da cidade na tarde de SEGUNDA-FEIRA, 27, quando o funcionalismo municipal saiu às ruas para protestar contra o reajuste salarial de 4,5% proposto pelo governo municipal.

A maioria dos participantes da manifestação estava vestida de preto, com apitos e narizes de palhaço, além de faixas com mensagens com críticas e reivindicações. Eles fizeram passeata que saiu da sede do Simussul e percorreu as principais ruas da cidade, com paradas diante da Câmara de Vereadores e da Prefeitura.

Os municipários contestam as alegações de prefeito de que não pode dar reajuste maior por causa da crise internacional e que seria uma irresponsabilidade. “Nos municípios vizinhos há reajustes de até 12%, mas não acreditamos que seus prefeitos são irresponsáveis”, afirma o funcionário e diretor sindical José Antônio Marroni.

Para a presidente do sindicato Neda Maria B. Marth a questão é outra: “O governo deve replanejar o orçamento, cortar o grande número de cargos de confiança e estagiários, diminuírem secretárias, cortar gastos, enfim, mas não ficar mais quatro anos sacrificando o funcionalismo”.

À noite um grande número de funcionários compareceu na sessão da Câmara de Vereadores, durante a qual foi lido documento explicando os motivos da paralisação e solicitando o apoio do Legislativo para que o impasse seja resolvido. Nesta semana será encaminhado um pedido de audiência da diretoria do Simussul e de uma comissão de vereadores com o Executivo municipal para discutir um índice de reajuste maior.

Em alguns casos, há funcionários de escolas que recebem menos que um salário mínimo como básico e para atingir esse mínimo é adicionado um complemento, mas que não é incorporado na aposentadoria.

A próxima assembléia será dia 4 de maio onde os funcionários municipais irão avaliar a propostas da administração municipal e decidirem as atitudes a serem tomadas nos próximos dias.

Autora: Prof° Márcia Mendonça






TwitThis
Share |

0 comentários:

;

Pesquisa na WEB

assine o feed

siga no Twitter

Postagens

acompanhe

Comentários

comente também