terça-feira, 12 de maio de 2009

Você não precisa ser um gênio para inovar



 
 

Enviado para você por Penha através do Google Reader:

 
 

via Papo de Empreendedor de Adriana Fonseca em 06/05/09

inovacao

Quando a gente fala de inovação, a maior parte das pessoas já pensa: mas eu, inovar, como? Não sou cientista, nem expert em coisa alguma, muito menos tenho um monte de dinheiro para investir em pesquisa. O fato é que você não precisa de nada disso para inovar.

Abaixo, algumas dicas mostram para você, que procura ter seu próprio negócio ou já tem o seu e está cansado de bater de frente com a concorrência, que para inovar não é preciso genialidade. É preciso, sim, uma pitada de criatividade e muita, muita vontade de botar pra fazer.

1. Inovar no modelo de negócio (como você cobra, onde e pra quem você vende) é tão ou mais importante que inovar na tecnologia. Só que com um detalhe: não demanda grandes conhecimentos técnicos nem grandes investimentos de capital. O Spoleto, Empreendedor Endeavor desde 2003, não mudou em nada a receita das boas massas italianas nem sequer desenvolveu um processo de fabricação inovador. Foi a forma de vender e de apresentar seu produto, trazendo a cozinha para a frente da loja e deixando o próprio consumidor "cozinhar", que fez com que a rede se tornasse um dos maiores grupos de franquia do país, atingindo a marca de 200 lojas em 2008.

2. Levar profissionalismo a setores informais: muitos empreendedores ganham muito dinheiro e constroem grandes negócios fazendo direito o que todo mundo acreditava que seria sempre um serviço "mais ou menos". O Grupo Poit Energia, Empreendedor Endeavor desde 2002, fez exatamente isso: trouxe profissionalismo, seriedade e competência para um setor que até então era dominado por pequenas empresas informais e sem o menor compromisso com o cliente: aluguel de energia. A SEDI, Empreendedor Endeavor 2009, começou como um despachante imobiliário com os mesmos recursos e desafios que qualquer outro. Mas a vontade de fazer a coisa bem feita e o sonho de ver seu negócio crescer o levaram a construir a maior empresa de regularização comercial e imobiliária do país.

3. Importar boas ideias:
outra prática bastante comum e de muito sucesso é importar boas ideias de fora. Mas isso não é copiar? Onde está a inovação? E a gente só consegue fazer isso porque, afinal, ainda somos um país subdesenvolvido? A resposta é não. Por mais que o Brasil se transforme cada vez mais em um centro de tecnologia e pesquisa, boas ideias sempre vão surgir fora do país também. Além disso, um produto ou um serviço desenvolvido para Europa nunca poderá ser o mesmo que para América Latina, Ásia ou EUA. Adaptações são sempre importantes. Entender quais as demandas locais para aquele produto, adaptá-lo e aí, sim, investir para melhorá-lo cada vez mais pode ser um grande diferencial. A grande vantagem é que você pode primeiro importá-lo e vendê-lo igualzinho ao que vem no exterior e, com o dinheiro das vendas, pouco a pouco, melhorar e adaptar o produto à realidade do país.

4. Buscar novas aplicações para tecnologias que já existem: por fim, para você que faz questão de trabalhar com tecnologia, outro jeito de inovar e que pode trazer muitos frutos é buscar novos mercados e aplicações para produtos que já existem. A Outplan, um empresa promissora do setor de entretenimento, percebeu que poderia usar o sistema de catracas com crachás, amplamente usado por prédios comerciais para restringir a entrada somente a funcionários, para criar um sistema inovador de venda de ingressos para estádios. Nos estádios que usam o serviço da Outplan, o cliente, após comprar o ingresso pela internet com seu cartão de crédito, poderia usar o mesmo cartão como ingresso, passando-o diretamente na catraca. Aliado a isso, a empresa trouxe o conceito de salas VIP, tão conhecido das baladas de São Paulo, para os estádios brasileiros. Pronto, estava formada mais uma inovação de grande potencial.

Este post foi escrito por Marcos Simões, da área de Busca e Seleção de Empreendedores do Instituto Empreender Endeavor


 
 

Coisas que você pode fazer a partir daqui:

 
 
TwitThis
Share |

0 comentários:

;

Pesquisa na WEB

assine o feed

siga no Twitter

Postagens

acompanhe

Comentários

comente também