terça-feira, 9 de junho de 2009

Blogueiro de Sucesso: Erros que você Não vai Cometer

 
 

Enviado para você por Penha através do Google Reader:

 
 

via Mestre SEO de Fabiane Lima em 08/06/09

Fazer com que um  blog tenha sucesso não é um trabalho fácil, mas também não é impossível. Veja aqui alguns dos erros mais comuns cometidos por iniciantes os quais, é claro, você não vai cometer.

Economizar tempo na Escrita dos Posts

Mesmo que você seja expert em um assunto, um bom post leva bem mais que 20 minutos para ser escrito. Afinal de contas, são necessárias várias etapas até ter um texto digno de ser lido por seus visitantes. Sendo elas:

detetivePesquisa

Você deve estar atento às novidades referentes ao assunto que deseja tratar. O que as pessoas andam comentando ou perguntando sobre isso? Qual a opinião dos experts no assunto? Que perguntas sobre o assunto não foram respondidas? Você pode responder à essas perguntas? Quais perguntas você vai responder?

Organizar o Assunto em Tópicos

Antes de começar a escrever, é interessante organizar suas idéias no papel.

Quais tópicos você vai abordar no texto? Qual a relação entre eles? Todos os tópicos são relevantes?

Ao responder essas perguntas, você estará montando a estrutura do seu texto de maneira organizada e inteligente. Além do mais, dessa maneira fica mais fácil de perceber quais tópicos são irrelevantes.

Lembre-se: Não é fácil entender idéias desorganizadas e mal expostas. Seu leitor não vai perder tempo tentando decifrar o que você está tentando dizer.

Rascunho

Agora sim você está pronto para escrever. Exponha suas idéias e não se esqueça de encontrar imagens para seu texto. Após escrever o rascunho, verifique todos os possíveis erros.

Ficou longo ou curto demais? A linguagem utilizada é apropriada? Conseguiu expor suas idéias de maneira organizada? É fácil perceber o que você está tentando dizer? As imagens são condizentes com o conteúdo?

Se ao responder essas perguntas você encontrou algum erro, conserte.

Revisão e Postagem

Após consertar os erros, releia e verifique novamente. Aliás, se você tiver tempo, peça para outra pessoa dar uma lida no seu texto – se for um post mais técnico, peça para um amigo que entenda do assunto fazer isso por você.

Peça um feedback, se forem encontrados problemas, refaça o que for necessário. Somente quando verificar que está tudo ok, faça sua postagem.

Não oferecer conteúdo relevante

Tenha em mente que ninguém entra em um blog sobre um determinado assunto para obter informações que não estejam relacionadas à ele – isso inclui informações sobre a vida pessoal ou rotina do blogueiro. Ao oferecer conteúdo que não seja interessante e relevante para seus leitores, você perde credibilidade.

Por exemplo, se você escreve sobre computadores, com certeza "os hábitos alimentares das baleias cachalote" não será um assunto que você considerará para um de seus posts; assim como o que aconteceu no último final de semana em sua casa.

Dica extra: Seja original. Simplesmente copiar textos e notícias é uma coisa que você não deve fazer. Quer falar sobre uma notícia interessante ou um texto de outro blog? Cite, comente. Se seus usuários querem ler as notícias ou o texto na íntegra eles vão acessar a fonte.

Não comentar em outros blogs

Fazer comentários em outros blogs relacionados ao seu, além de trazer mais links (e tráfego), é interessante para expandir sua rede de contatos e aumentar suas fontes de informações.

Resumindo

Escrever para a web não é difícil, desde que você faça isso pensando em seu leitor. Dê motivos para que ele queira voltar ao seu blog, forneça informação relevante. E não se esqueça, por mais que você seja um expert em determinado assunto, pesquisar não faz mal, procurar o que outras pessoas dizem à respeito também não. Afinal de contas, você pode utilizar as técnicas mais avançadas de SEO, mas de nada vai adiantar se seu conteúdo não tiver qualidade.

  • No Related Post

Fórum de SEO - Visite! Artigo produzido por Mestre SEO - Otimização de Sites. Aproveite que você assina o nosso Feed e acompanhe-nos no Twitter ou participe da nossa comunidade no OrkutNosso Twitter

Blogueiro de Sucesso: Erros que você Não vai Cometer


 
 

Coisas que você pode fazer a partir daqui:

 
 
TwitThis
Share |

0 comentários:

;

Pesquisa na WEB

assine o feed

siga no Twitter

Postagens

acompanhe

Comentários

comente também