terça-feira, 16 de junho de 2009

Conheça os três pilares da comunicação e escreva melhor

 
 

Enviado para você por Penha através do Google Reader:

 
 

via Produzindo.net de Bernardo Pina em 16/06/09

comunicacao-megafoneJá faz algum tempo que venho tentando achar idéias para conseguir transmitir um pouco do que sei sobre como se comunicar eficientemente, mas só ontem, em uma conversa com um colega de trabalho, tive uma luz quando ele comentou sobre os três pilares da comunicação, definindo exatamente tudo o que eu tinha em mente com apenas três perguntas:

  • O que você quis dizer?
  • O que de fato foi dito?
  • O que entenderam com o que você disse?

Como muitos podem saber, esses três entendimentos podem ser completamente diferentes um do outro e não tomar cuidado com isso pode atrapalhar muito a vida de todos nós.

O que você quis dizer, nosso primeiro pilar, é o que de fato você pensou em dizer quando se comunicou com alguém. O problema é que nem sempre o que falamos representa exatamente o que quisemos falar. As vezes o nosso cérebro pensa mais rápido do que fala e omitimos algumas informações cruciais para o entendimento do que queríamos repassar.

É por isso que o segundo pilar da comunicação é o que de fato foi dito. Se falamos algo diferente do que pensamos, já temos uma abertura suficiente para uma segunda pessoa entender algo diferente. Parece brincadeira, mas pensar nas palavras a serem ditas para explicar o seu ponto pode fazer todo o diferencial para o seu ouvinte entender ou não o que você disse.

Na parte escrita, se pararmos para pensar escrever deveria ser mais fácil do que falar, mas na verdade quando você transmite uma idéia através de um texto, temos um componente quase que fundamental que não está presente: a linguagem corporal. Por esses e outros motivos que eu sempre digo que qualquer pessoa alfabetizada consegue escrever, mas são poucas que realmente conseguem realmente se fazer entender para todos os leitores.

É aí que entra o que entenderam com o que você disse. Temos que ter em mente que nem todo mundo que vai ouvir/ler o que dizemos tem o mesmo tipo de raciocínio do nosso e é por isso que utilizar uma linguagem simples muitas vezes é fundamental para um bom entendimento de um público grande.

"Mas então o que eu posso fazer para melhorar a minha comunicação?"

Existem algumas dicas básicas que você deveria sempre observar quando for explicar uma idéia para alguém, seja falando ou escrevendo. Separei alguns dos principais pontos e os coloquei logo abaixo.

  1. Procure pensar e falar mais calmamente! É natural que algumas vezes entremos em um ritmo sequencial de pensamentos tão rápido que não conseguimos repassar tudo o que pensamos seja falando ou seja escrevendo. Comece a observar quando você fica muito "elétrico", muito ativo e tente se acalmar. Assim você irá diminuir também o seu ritmo de pensamento e você terá uma maior probabilidade de conseguir transmitir mais eficientemente o que você quiser;
  2. Uma das técnicas de escrita mais úteis que eu aprendi até hoje é: escreva, deixe o texto de molho por um dia e o releia antes de publicar. Assim é bem possível que no futuro consigamos enxergar problemas que não conseguíamos ver na hora que estávamos escrevendo o texto;
  3. Se você está falando com alguém, faça uso da linguagem corporal (sem exageros);
  4. Se você está frente-a-frente com alguém, logo após você ter exposto as suas idéias observe a linguagem corporal do seu ouvinte para você tente ver se ela entendeu ou não o que você disse;
  5. Se você não conseguiu saber se a pessoa entendeu ou não simplesmente observando a sua linguagem corporal, peça a ela verbalmente um feedback.

O que você pensa sobre os três pilares da comunicação? Deixe um comentário e compartilhe conosco as suas idéias para que possamos ter mais opiniões sobre essa abordagem da comunicação.

"Conheça os três pilares da comunicação e escreva melhor" apareceu originalmente no site Produzindo.net.
Por favor veja o termo de uso dos nossos feeds clicando aqui.

Compartilhe / Salve

Leia também

  1. Conheça os 10 mandamentos para falar bem em público
  2. Colaborador do Produzindo.net vai dar palestra amanhã, em Porto Alegre, sobre comunicação empresarial
  3. A melhor forma de assimilar conhecimento


 
 

Coisas que você pode fazer a partir daqui:

 
 
TwitThis
Share |

0 comentários:

;

Pesquisa na WEB

assine o feed

siga no Twitter

Postagens

acompanhe

Comentários

comente também