terça-feira, 16 de junho de 2009

A Importância do SMO (Otimização para Mídias Sociais)

 
 

Enviado para você por Penha através do Google Reader:

 
 

via Mestre SEO de Leandro Motta em 16/06/09

Olá leitores da MestreSEO,
SEM
Todos sabemos que para um blog ou site ter sucesso, precisamos aumentar o número de visitas, e para conseguir esse aumento é preciso otimizar seu blog ou site para melhor aparecer nos motores de busca.

Para essa otimização são utilizadas ferramentas, técnicas e estratégias englobadas por SEO. Outro fator importante que muitas vezes é deixado de lado é o SMO - Social Media Optimization - otimização para mídias sociais, que são estratégias usadas com o objetivo de aumentar a exposição da marca (site, blog, empresa) de modo mais próximo do público e gerar um "falatório" da marca através de divulgação nas mídias sociais, que vão desde anúncios ou distribuição de conteúdo (imagens, vídeos, música), até interação com a audiência dessas mídias sociais.

Hoje em dia, dificilmente encontraremos uma pessoa que utiliza a internet que não esteja inscrito em alguma forma Rede Social, como o Twitter, Dihitt, Rec6 (Via6), Flickr, Youtube, Orkut, entre outras. Além de interagir com outros usuários, as Redes Sociais permitem a divulgação de conteúdo (artigos, vídeos, imagens, notícias), e se esse conteúdo for interessante ou diferente, conseguirá chamar e prender a atenção do público dessas mídias sociais, melhorando, assim, as métricas em seu blog ou site - visitas, vendas, assinaturas, seguidores, etc.

Entretanto, é fundamental que as Redes Sociais não sejam usadas somente para divulgação de seu conteúdo ou produto, é mandatório interagir com outros usuários, seguir aqueles que também publicam conteúdo interessante para sua área, pois, além de tudo, com certeza você conhecerá outras ferramentas, novidades e conteúdos que vão agregar mais informação a ser utilizada em suas estratégias.

A SMO engloba o Marketing Viral, que é uma forma de conseguir com que as pessoas passem pra frente uma mensagem, e assim por diante, onde todos que tiverem acesso encaminhe para seus contatos, onde irá gerar um buzz de sua mensagem.

Tal como em SEO, o sucesso em SMO está ligado a oferecer um conteúdo interessante e diferente, que seja de fácil entendimento e sem custo para os interessados. É importante fazer com que ele seja simples de retransmitir (fazer retweets, bookmarking), fique próximo do público (acompanhe o Twitter, comunidades no Orkut e blogs sobre o assunto), fique atento ao feedback gerado e responda a ele.

Bom, agora sabemos que para ter sucesso na internet, além de fazer um bom trabalho de SEO, é importante fornecer ao leitor conteúdo útil, bem escrito, de fácil entendimento, e o principal, não esquecer do SMO, onde mais pessoas terão acesso a suas divulgações.

Por fim, gostaria de saber a opinião de vocês sobre o SMO e qual rede social que traz ao seu website mais resultados?

Fórum de SEO - Visite! Artigo produzido por Mestre SEO - Otimização de Sites. Aproveite que você assina o nosso Feed e acompanhe-nos no Twitter ou participe da nossa comunidade no OrkutNosso Twitter

A Importância do SMO (Otimização para Mídias Sociais)


 
 

Coisas que você pode fazer a partir daqui:

 
 
TwitThis
Share |

1 comentários:

Cami Pereira disse...

Gostei da postagem pois é a pura verdade! Através destas ferramentas o ciclo de amizades aumenta e com isso a "carteira de contatos" também.

Camilla Pereira
Praia Grande/SP

;

Pesquisa na WEB

assine o feed

siga no Twitter

Postagens

acompanhe

Comentários

comente também