quinta-feira, 2 de julho de 2009

Dicas para um email marketing de resultados

 
 

Enviado para você por Penha através do Google Reader:

 
 

via Sucesso na Web (Locaweb) de Joca em 29/06/09

Existe uma quantidade muito grande de informaçãoes sobre como tornar seu email marketing mais efetivo.


email-marketing

Reuni abaixo algumas das práticas que podem servir de ponto de partida para quem está se iniciando no assunto agora, ou mesmo para quem já é experiente mas nunca perde a chance de conhecer mais sobre o assunto:

  1. Defina uma estratégia de campanhas por email: antes de mandar email para alguém é importante ter uma estratégia. Qual o objetivo de sua campanha por email? Qual o conteúdo que será enviado? Será um email ou uma sequência de email? Qual é o público alvo? Como será medido o retorno da campanha? É importante responder perguntas como essas para definir sua estratégia de campanhas por email.
  2. Deixe seu assunto claro e introdução precisa: Assunto direto ao ponto, menos de 30 caracteres, sem caracteres estranhos. Muitas pessoas passam os olhos nos assuntos das mensagens para decidir qual vai abrir. Quanto à introdução da mensagem, lembre-se que você só tem 3 segundos para capturar a atenção do leitor se ele estiver com a opção de preview habilitada no leitor de email.
  3. Endereço de "from" e de "reply-to" inteligíveis: evite códigos estranhos e endereços esquisitos pois isso gera desconfiança em quem está recebendo sua mensagem e aumenta as chances de sua mensagem ser marcada como spam pelo leitor de emails.
  4. Faça a opção de sair da lista fácil de ser usada: afinal a lista será mais valiosa se os assinantes que estiverem nela realmente tiverem interesse em receber seus emails.
  5. Procure não usar texto nas imagens: muitos leitores de email bloqueiam imagens e seu texto poderá ficar ilegível.
  6. Call-to-action: de nada adianta você enviar uma campanha por email se você não disser claramente o que espera que seu cliente faça.
  7. Consistência: seu email marketing tem que ser consistente com todo o resto de sua comunicação tanto impressa quanto online.
  8. Landing page: De nada adianta você enviar uma mensagem que leve a pessoa a clicar no botão e ir no endereço que você quiser que ele vá se a página que está nesse endereço não for atraente, consistente com sua comunicação e não tiver também um call-to-action claro. Há quem prefere ter uma landing page separada do site, específica para a campanha em questão, mas para facilitar a implementação, sua landing page pode ser uma página em seu próprio site desde que ela seja atraente e tenha um call-to-action claro.
  9. Segmentação: você conhece os destinatários de sua lista? Se sim, será que você não poderia dividi-los em grupos diferentes e enviar diferentes mensagens de acordo com o grupo que pertence?
  10. Medição e testes: procure medir seus resultados. Não só quantas pessoas abriram seu email, mas também quantas pessoas clicaram, dessas quantas de fato agiram de acordo com o objetivo da campanha. E aproveite as medições para fazer testes. Por exemplo, você pode ter dúvidas sobre qual de duas opções de assunto colocar na sua mensagem. Experimente mandar uma versão com um assunto para uns 100 destinatários e outra versão, com o outro assunto, para outros 100, e veja qual dará mais resultados.
  11. Descubra quando é melhor enviar sua campanha: a taxa de conversão de sua campanha depende muito do conteúdo de sua campanha bem como do seu público alvo. Em alguns casos pode ser melhor mandar sua campanha mais próxima do fim de semana. Em outros casos, no fim de semana ou até mesmo no meio da semana. Qual a melhor maneira de descobrir? Como explicado no item acima, medição e testes são as melhores ferramentas.
  12. Observe, aprenda e melhore: como qualquer outra atividade profissional ou pessoal, fazer campanhas de email marketing é uma experiência que por si já carrega um aprendizado. Então a cada email que você disparar, observe quais foram os resultados, converse com outras pessoas, estude, aprende e melhore sua estratégia para a próxima campanha!

Certamente há muito mais para falarmos sobre email marketing. Como eu disse na introdução, há muita informação sobre o assunto. Então o melhor a fazer é começar a praticar desde já! E se você tiver alguma dica ou quiser compartilhar alguma experiência que você teve, mande-nos seu comentário abaixo.


 
 

Coisas que você pode fazer a partir daqui:

 
 
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