sexta-feira, 28 de agosto de 2009

Screenr, o Twitpic para vídeos

 
 

Enviado para você por Penha através do Google Reader:

 
 


Um dos serviços-adesivo mais famosos do Twitter é o Twitpic, que permite o envio de fotos e imagens rapidamente, e de forma bastante integrada ao microblog. Funciona apenas para fotos, deixando vídeos de lado. Vídeos? Pois é. Agora podemos criar e publicar vídeos com a mesma facilidade das imagens, graças ao Screenr, um serviço de publicação de vídeos do seu desktop (screencasts) baseado no Twitter bastante interessante.

O gravador do Screenr é feito em Java, logo, pede o plugin para funcionar. Cada vídeo pode ter duração máxima de 5 (cinco) minutos, e é salvo em qualidade HD no próprio site do serviço, com boas características, como exibição em tela cheia e código embedded, para publicação em outros sites. Há atalhos para download do arquivo *.mp4 e envio direto para o YouTube. A integração com o Twitter mostra-se no uso de sua conta no microblog para gerenciar seus vídeos, tal qual no Twitpic, e possibilidades de retwitar o vídeo diretamente da página do mesmo ou mandar comentários para o autor na forma de tweets.

screenr

A gravação é bastante simples. Basta clicar no botão "Record", na capa do site, e automaticamente um quadrado com bordas pontilhadas surgirá no seu desktop. Redimensione o quadrado para pegar a porção da tela desejada, ou escolha um tamanho pré-fixado na barra de ferramentas (parte inferior direita do quadrado). Depois, selecione o microfone correto na mesma barra. Feito isso, clique no botão vermelho (gravar), e faça seu screencast. Terminando-o, clique em Done, e o site fará todo o trabalho de codificação e ajustes na página do vídeo – ah, e se quiser, ainda pode twitá-lo dali mesmo.

gravacao-screenr

O Screenr é um serviço simples, útil e que funciona bem. Faz o que outros sites e programas, como Camtasia Studio e ScreenToaster, fazem, só que de maneira mais simples e inteligível. Não é preciso ser um ás da edição de vídeo para fazer gravações simples. É o mais simples do gênero, o que bate com a proposta do Twitter.

Para fechar, veja um vídeo-exemplo feito com o Screenr:



 
 

Coisas que você pode fazer a partir daqui:

 
 
TwitThis
Share |

0 comentários:

;

Pesquisa na WEB

assine o feed

siga no Twitter

Postagens

acompanhe

Comentários

comente também