sexta-feira, 7 de agosto de 2009

Twitter, SEO e o Marketing Online

 
 

Enviado para você por Penha através do Google Reader:

 
 

via Mestre SEO de Bruno Nassar em 06/08/09

Bom dia leitores da MestreSEO!

Como pode ser notado com algum tempo de trabalho com SEO, ele se envolve em outras áreas dentro do Marketing Online. A simples aplicação de técnicas é somente um passo na estruturação e SEO de um site. Mas, além disso, uma estratégia de SEO deve abordar, também, um tratamento sobre a marca que está atendendo, acompanhando como ela é vista no mundo online.

Com o crescente uso do Twitter, ele tornou-se uma ferramenta muito importante de divulgação e monitoramento da sua marca. A importância do Twitter para uma empresa é notável ao analisarmos as estatísticas do Twitter no Brasil. Conforme o estudo, existem 677 mil usuários do Twitter no país com predominância de homens de 21 a 30 anos e, destes, 80% seguem perfis de agências de notícias, portais, revistas e grandes marcas.

Analisando os termos mais procurados no Twitter Search, em âmbito mundial, podemos constatar que inúmeros termos procurados estão relacionados a entreterimento. E, por se tratar de uma busca em tempo real, é possível explorar o que os usuários estão falando ou querendo e fazer Twittadas promocionais.

Como Utilizar o Twitter em Uma Campanha Online?

Marketing no Twitter

O uso do Twitter em campanhas online deve ser muito bem pensado, pois com a abordagem incorreta ou uso não planejado da ferramenta o efeito pode ser completamente oposto ao esperado. Para isso é necessário atentar-se quanto ao seu uso principalmente nos dois tópicos abaixo:

Divulgação de conteúdo

A divulgação de conteúdo que pode ser feita através do Twitter envolve diversos sub tópicos. Listei alguns dos principais pontos e formas de divulgação:

  • Notícias recentes: Informação sobre novos serviços, ou notícias importantes, até casos de denuncia de assalto a banco já foram registrados;
  • Notícias em tempo real: Promoções relâmpagos são o tipo de notícia em tempo real que precisam de maior repercussão em um curto período de tempo;
  • Priorizar a sua Marca: Através de conteúdo exclusivo e interação com os Followers você fortalece sua marca e sua presença na internet;

Suporte Comercial

Divulgue sua marca e serviços, principalmente que prestem qualquer tipo de suporte ao usuário são sempre bem vindas. É importante manter o máximo de canais de comunicação e suporte com seus clientes. Os principais pontos dessa atuação são:

  • A expansão e divulgação de serviços via twitter, assim como foi feito quando do lançamento da área de Assinantes da Mestre SEO;
  • Promoções para divulgação dos serviços e produtos da empresa sempre geram uma repercussão positiva no Twitter;
  • Dê uma cara a sua empresa, através do uso do Twitter você pode mudar como sua empresa é vista no seu nicho de atuação.
  • Utilize o Twitter para alavancar mais vendas online (modelo da Dell);
  • Através da resposta de questionamentos dos usuários, ou até mesmo auxiliando nas compras no site da empresa;
  • Oferecer uma forma alternativa de suporte ao cliente sempre será muito bem vista pela comunidade.

Medindo o Impacto da Sua Campanha no Twitter

Como Medir Resultados no Twitter?

Como toda e qualquer abordagem online, as métricas a serem utilizadas para determinar o sucesso da sua campanha são sempre difíceis de se determinar. Alguns pontos que podem ser considerados para medir o impacto causado no Twitter.

Medindo o Impacto

O número de followers do seu perfil irá te mostrar o tamanho do seu nicho de atuação. Tendo uma base do tamanho, agora você tem que analisar a sua influência sobre eles, para isso você deve se questionar: Os meus Followers geralmente dão RT's nas minhas mensagens? Qual a porcentagem de perda de followers como passar do tempo? Lembre-se que é importante manter uma relação com os seus seguidores, através de mensagens pessoais.

A comunicação, as trocas de mensagens, com os seus seguidores mostram o quanto seus followers estão engajados com você ou sua marca. E, o retorno que deve ser retirado dessa comunicação é: o poder de modificar-se adptando-se a necessidade do seu público alvo. Sempre questione-se se está sendo capaz de fazer mudanças "imediatas" quanto a sua postura perante reclamações ou sugestões?

Para medir o ganho de reconhecimento da sua marca além das formas tradicionais, avalie se sua entrada e abordagem no Twitter fizeram com que seu público alvo mudasse sua visão em relação a sua empresa. Eles consideram que sua precença no twitter melhorou a resposta às suas necessidades?

Através de comparativos do volume de vendas e reclamações dos seus seguidores no Twitter, você saberá como está sendo sua atuação no Twitter . A conversão de seu site com uma boa campanha no Twitter pode aumentar significantemente.

Com o uso correto do Twitter e de outras redes sociais e usando as técnicas de social media optmization você será capaz de tirar o máximo de proveito desse serviço. Não se esqueça de aplicar algumas técnicas de SEO no Twitter, já abordadas aqui na Mestre SEO, como: Meta Description, Otimizando o Título além do manual para ganhar ReTweets dos seus followers. Tudo isso só irá melhorar todas sua abordagem online mas não se esqueça de sempre medir o retorno do investimento.

Artigo produzido por Mestre SEO - Otimização de Sites.
Aproveite que você assina o nosso Feed e acompanhe-nos no Twitter ou participe da nossa comunidade no Orkut.
Artigo Original: %%Twitter, SEO e o Marketing Online%%


 
 

Coisas que você pode fazer a partir daqui:

 
 
TwitThis
Share |

0 comentários:

;

Pesquisa na WEB

assine o feed

siga no Twitter

Postagens

acompanhe

Comentários

comente também