segunda-feira, 19 de outubro de 2009

Controlando expressões faciais em jogos, com o seu rosto!

 
 

Enviado para você por Penha através do Google Reader:

 
 

via Techzine de Rael em 17/10/09

expressoes-faciais-jogos-games Para quem adora perder algumas (várias) horas em jogos eletrônicos, esta parece ser uma excelente idéia.

Não necessitando de nenhuma câmera especial, como Natal da Microsoft ou Playstation Eye, o australiano Torben Sko desenvolveu uma tecnologia bem interessante que utiliza uma webcam convencional para trazer uma interatividade a mais nos games!

Chamada de faceAPI, esta tecnologia se encarrega de rastrear todo o movimento do rosto da pessoa, bem como alterações em regiões como os olhos e a boca. Isso permite a um personagem virtual (avatar) reproduzir as suas expressões faciais em tempo real, criando uma interatividade inédita nos jogos. Isto seria bem conveniente em certos estilos, como MMORPGs, ou até em jogos estilo The Sims /  Second Life.

faceapi-expressoes-faciais

Sistema faceAPI reconhecendo diversas expressões faciais

Além disto, com esta tecnologia, é possível criar ações baseadas no movimento do nosso rosto. Isso seria perfeito em jogos de tiro em primeira pessoa (FPS). Ao aproximar o rosto da câmera, poderia responder com um Zoom, ou se utilizar um rifle "Sniper" no jogo, fechar um dos olhos seria o comando ideal para se preparar para um headshot!

Enfim, tudo isso pode ser feito com uma webcam comum… E é muito provável que encontremos tal tecnologia nos consoles no futuro!

Via | MeioBit Games

Vídeo: Demonstração do sistema faceAPI em jogos eletrônicos

Matérias Relacionadas:


 
 

Coisas que você pode fazer a partir daqui:

 
 
TwitThis
Share |

0 comentários:

;

Pesquisa na WEB

assine o feed

siga no Twitter

Postagens

acompanhe

Comentários

comente também