quarta-feira, 14 de outubro de 2009

Encontre o equilíbrio

 
 

Enviado para você por Penha através do Google Reader:

 
 

via Papo de Empreendedor de logusico em 09/10/09

1121962_meditation

Stress no trabalho e dificuldades em equilibrar vida pessoal e profissional são temas recorrentes na rotina de um empreendedor. Assim como os motivos podem ser variados, também existem diversas formas de aliviar a tensão constante. Confira algumas dicas do site da revista americana Inc para encontrar uma forma equilibrada de lidar com família, trabalho, lazer e planos pessoais:

Passo 1:
Aprender a dizer não

Tirar a sexta-feira de folga toda semana pode parecer inviável para um verdadeiro empreendedor. Mas se você fizer isso e não notar nenhuma mudança na produtividade ou nos projetos da empresa, existe algum motivo real para continuar trabalhando nesse dia? Dizer não, nesse caso, significa mais tempo livre para dedicar-se a interesses pessoais.

Passo 2:
Focar nas tarefas essenciais

Dizer apenas não também é insuficiente. Elaine St. James, autora do livro  Simplify Your Life, defende a idéia de que é muito mais fácil simplificar quando se tem consciência de quais são suas prioridades. Identificar os pontos mais relevantes do negócio e dedicar-se mais a eles pode ajudá-lo a ter uma noção de quanto tempo é gasto em tarefas que poderiam ser feitas por outros funcionários.

Passo 3:
Delegar funções

Depois de encontrar o foco, chega-se à parte mais difícil. Deixar os detalhes de sua empresa de lado e desistir de ter o controle de tudo são praticamente desafios que os empreendedores têm de enfrentar, mas se você quer ter mais tempo livre, delegar funções é imprescindível. É preciso que alguém realize determinadas funções por você,  muitas vezes de um jeito que você mesmo não faria.

Passo 4:
Definir seus objetivos

Encontrar motivações como passar mais tempo com os filhos ou realizar um trabalho voluntário pelo qual se é apaixonado exige menos horas de trabalho e pode gerar resultados menores na empresa. Em compensação, a satisfação também pode vir em dobro. Muitas pessoas trabalham bastante não porque tenham tantos afazeres, mas por buscar refúgio e status. Por isso, veja quais são seu reais objetivos.

Passo 5:
Cumprir compromissos pessoais

Assim como obrigações profissionais, compromissos pessoais ficam mais fáceis de serem lembrados se passados para o papel. A maioria das pessoas não inclui na agenda o jantar com a família, que pode acabar ficando para depois de todo o trabalho. O problema é que, para um empreendedor, o trabalho nunca chega ao fim. Liste suas atividades diárias e depois confira se você está usando seu tempo da melhor forma, o que inclui fazer uso de criatividade, talento, conhecimento e experiência.

Passo 6
Planejar o futuro

Ter uma visão do negócio, planejá-lo e executá-lo de acordo com metas traçadas ajuda a equilibrar sua própria vida. Você pode exceder as horas de trabalho semanais durante um tempo e parar de trabalhar com determinada idade se tiver feito um planejamento adequado e se esforçado para tanto. Além disso, planeje sua liberdade. Veja o que você quer fazer no seu tempo livre e torne público seu compromisso: anuncie aos seus funcionários-chave as mudanças que pretende implementar em sua vida e o novo esquema de horário. É importante que o trabalho seja feito em conjunto para que o plano dê certo.


 
 

Coisas que você pode fazer a partir daqui:

 
 
TwitThis
Share |

0 comentários:

;

Pesquisa na WEB

assine o feed

siga no Twitter

Postagens

acompanhe

Comentários

comente também