terça-feira, 27 de outubro de 2009

O que são mapas mentais e como utilizá-los?

 
 

Enviado para você por Penha através do Google Reader:

 
 

via Produzindo.net de Talita James em 27/10/09

Uma das melhores formas que eu conheço para organizar as atividades do meu dia-a-dia utiliza a tecnologia mais simplista que temos hoje em dia: lápis e papel. Por ter uma memória muito fraca, aquilo que eu não anoto se perde em meio a tantas distrações do meu dia.

brainstorm-01De um certo tempo pra cá, percebi que minhas anotações estavam tomando um "quê" bibliotecário (inevitável), organizacional e até hierárquico. Inconscientemente estive produzindo mapas mentais.

Os mapas mentais são diagramas que servem para gerenciar informações, conhecimentos. Esse gerenciamento facilita o entendimento de problemas e nos ajuda a estruturar melhor as suas soluções, além de ser muito útil no que diz respeito aos processos de aprendizagem e memorização.

Apesar dessa definição aparentemente complicada, os mapas mentais nos trazem grandes benefícios e são relativamente simples de se fazer e utilizar. Podem ser feitos apenas com lápis e papel, ou de uma forma mais elaborada utilizando softwares específicos para tal (veja aqui alguns deles). Particularmente, nunca utilizei softwares. Gosto mesmo é de rabiscar e colorir com giz de cera e canetinha! =)

A idéia do método é reunir graficamente os assuntos relacionados a um tema central, da mesma forma que funciona o nosso cérebro: uma idéia "puxa" ou remete a outra.

O primeiro passo para montar um mapa mental é identificar seu real objetivo. Ele pode ser, entre outros:

  • Organização (de atividades, rotinas)
  • Planejamento (de eventos, projetos)
  • Aprendizagem (estudo, pesquisa)

Para visualizarmos melhor, vou passar um exemplo bem pessoal Estou ajudando minha (futura) cunhada a organizar sua festa de aniversário. Vamos propor um mapa mental para organizar a sua festa de aniversário.

mapa-mental-festa-de-aniversario-01

Identificado o objetivo do mapa (organizar a festa de aniversário da Ana), quais seriam os aspectos primários deste mapa?

Eu penso que:

  • Definição de data
  • Definição de orçamento

Veja que os aspectos primários são aqueles realmente essenciais. É claro que uma festa de aniversário é mais do que data e orçamento, e que ela depende de outros inúmeros fatores. Mas no que diz respeito à organização da festa, nenhuma outra atividade é possível antes da definição destes itens, certo? Portanto, é preciso ter muita atenção para que o objetivo do mapa (organização) não seja confundido com o tema do mapa (festa da Ana).

Vamos visualizar os aspectos primários no nosso mapa:

mapa-mental-festa-de-aniversario-02

A partir deste momento é possível identificar os aspectos secundários e seus relacionamentos com os primários.

A definição de data nos remete a reservas:

  • Da data em si, pelos convidados (Guardar a data)
  • De um local para realização da festa (Local)

Esses aspectos dependem da definição de uma lista de convidados, que por sua vez dependem da definição do orçamento. Visualizando:

mapa-mental-festa-de-aniversario-03

O orçamento também define itens como cardápio, decoração, pista de dança, e influencia também no próprio local a ser utilizado.

mapa-mental-festa-de-aniversario-04

Outros inúmeros aspectos podem ser abordados de acordo com a necessidade de cada um. O importante é que a representação gráfica reflita o funcionamento do cérebro, fazendo as ligações remissivas entre as idéias.

Ao "ler" um mapa mental, não o faça por inteiro, mas sim considerando as etapas, hierarquias e relacionamentos envolvidos no diagrama. Desta forma, as ações advindas deste tipo de organização terão seus efeitos positivos potencializados.

Sugiro que você acesse o site Mapas Mentais como fonte extra de recursos para a utilização desse método.

Você possui alguma outra forma de organizar suas idéias? Partilhe conosco!

——

Quem é Talita James?
Bacharel em Biblioteconomia pela Universidade de Brasília (UnB), atua nas áreas de gestão da qualidade e gestão da informação desde 2006. Interesse em gerência de projetos, gestão do conhecimento, sistemas de gestão da qualidade, biblioteconomia, restauração de documentos e (claro!) livros e literatura. Muito abrangente? É o poder do profissional bibliotecário, que funciona de A a Z.
"O que são mapas mentais e como utilizá-los?" apareceu originalmente no site Produzindo.net.
Por favor veja o termo de uso dos nossos feeds clicando aqui.

Leia também

  1. Como planejar melhor com GTD
  2. Como usar o email com produtividade
  3. 5S – Uma eficiente técnica de organização


 
 

Coisas que você pode fazer a partir daqui:

 
 
TwitThis
Share |

0 comentários:

;

Pesquisa na WEB

assine o feed

siga no Twitter

Postagens

acompanhe

Comentários

comente também