segunda-feira, 30 de novembro de 2009

Google Wave: Dúvidas e Perguntas mais frequentes

 
 

Enviado para você por Penha através do Google Reader:

 
 

via Guia Google Wave de Marcos Lemos em 29/11/09

faq Todos os dias recebemos dezenas de dúvidas e perguntas sobre os mais variados temas. O Google Wave é um serviço novo (e inovador) e tem-se muito o que aprender com ele. Justamente para atender essa demanda que surgiu é que criamos o Guia Google Wave, com muitas dicas, dicas e ajudas de todos os tipos, para todos os públicos, em forma de tutoriais e artigos. Reunimos abaixo as questões mais comuns, com suas respostas de forma bem objetiva e prática, já linkadas para os tutoriais e artigos com mais detalhes.

 

Este artigo será sempre atualizado, sempre que surgirem questões importantes e servirá como um índice, um manual de consulta rápida para as dúvidas mais comuns. Se quer nos ajudar é só enviar a sua dúvida. Recomendamos, especialmente aos iniciantes, que assistam nossos vídeos que mostram como usar o Google Wave e leiam nossos principais artigos que são um manual do que há de mais importante para se saber:

Também, antes de nos enviar qualquer dúvida pelo formulário de contatos, veja se sua pergunta já não foi respondida na lista de dúvidas aqui abaixo:

 

Perguntas mais frequentes

1. Quero convite para o Google Wave. Como consigo criar uma conta no Google Wave? Vocês têm convites para distribuir?

O Google Wave ainda é fechado é só pessoas que receberam convites podem acessar o serviço. Não é possível simplesmente cadastrar e entrar, então alguém que já usa e tem convites tem que enviar a solicitação para você. Descubra quem de seus amigos e conhecidos já usa o Google Wave e pergunte por convites e se ele pode adicionar você na lista de convidados.

Nós do Guia Google Wave temos alguns convites e estamos distribuindo em promoções aqui no Blog ou no nosso perfil no Twitter (@guiaGwave) entre nossos seguidores e você também pode nos seguir lá. Não adiante pedir para nós, pois só vamos disponibilizar convites em promoções.

 

2. Já uso o Google Wave: como sei se tenho convites do Google Wave para oferecer aos meus amigos? E como convidar mais pessoas?

Se você já tem acesso ao Google Wave, abra a pasta "All" e procure por uma Wave chamada "Invite others to Google Wave". Se você tem essa Wave, significa que você tem convites para distribuir. Entre nela para ver a quantidade e como proceder. Se quiser ver como funciona todo o procedimento e ver o modelo, acesse o seguinte tutorial:

 

3. Como criar uma Wave?

Uma Wave é a forma de interação do serviço, onde você pode adicionar pessoas e integrar serviços. Para criar uma nova Wave há dois passos básicos:

1) Clicar no botão ou link "Nova Wave" e escrever o que deseja na janela que abrirá na barra lateral direita;
2) Adicionar e convidar pessoas para interagirem na conversa.

Para ver mais detalhes e passo-a-passo veja o seguinte tutorial:

 

4. Como adicionar contatos?

A utilidade do Google Wave está na quantidade de pessoas com quem você pode e vai interagir. Pense no seu e-mail: se você não tem para quem escrever, o e-mail é inútil – se você não tem contatos no Google Wave, este serviço também passa a ser inútil.

Para adicionar contatos, vá à coluna "Contacts" que fica do lado esquerdo do painel do Google Wave. Aí estão listados os seus contatos. Abaixo tem o link "Manage contacts" (para administrar sua lista) e um ícone com o sinal "+". Clique nesse ícone ou no link para adicionar os endereços que você quiser. Leia o tutorial completo com imagens aqui:

 

5. É possível integrar o Google Wave com o Gmail? É possível receber e enviar e-mails pelo GW?

Não. E também não. Esse integração com serviços de e-mail ainda não existem. A Google ainda vai terminar o desenvolvimento do GW e garantir que seja prático antes de disponibilizar integrações avançadas como essas. Mas também temos de lembrar que a proposta do Google Wave é ser um avanço do e-mail (O Google Wave quer reinventar o e-mail), o que não faz sentido reproduzir o que consideram velho.
Algumas pessoas já testaram robôs e gadgets para tentar integrações. As que testamos não funcionaram e pode ser arriscado, pois não deixam claro sobre questões de privacidade e proteção de senhas e dados pessoais.

 

6. Tem como integrar o Orkut com o Google Wave?

Não. Ainda não existe nenhum tipo de integração com o Orkut. Essa dúvida é comum entre aqueles que assistiram um vídeo de apresentação do produto (que está no artigo "Vídeo com a apresentação oficial do Google Wave"), pois aparece a equipe da Google usando uma Wave no Orkut. Mas aquela é apenas uma demonstração sobre o que pretendem para o futuro. O Orkut está em fase de mudanças, com um novo layout e nem todos têm ainda, bem como o GW ainda é novo e restrito. Não faria sentido integrar dois serviços que ninguém usa ainda.

 

7. Não consigo excluir uma Wave definitivamente, ela sempre fica na pasta "Trash". Como apagar uma Wave por completo?

Não tem como apagar uma Wave definitivamente, nem mesmo as que você criou. Todas que você clicar no menu "Trash" serão enviadas para a tal pasta que funciona como uma lixeira, e de lá não sairão a menos que você as reenvie para outra pasta novamente. Na pasta de lixo você não vê as atualizações, mas não fica fora da Wave. Excluir uma Wave também não tira seu contato delas.

A melhor opção é aprender a usar o recursos disponíveis para selecionar e marcar as Waves de seu interesse:

 

8. Adicionei uma pessoa numa Wave, mas não quero que ela participe mais. Como excluir um participante de uma Wave? Tem como?

Não, não tem como tirar uma pessoa adicionada em uma Wave, nem nas públicas ou privadas. É como mandar um e-mail: depois de adicionar o destinatário e clicar em "enviar", não tem como puxar de volta o que já foi. Assim também é com as Waves. Por isso é importante ter cuidado na hora de adicionar as pessoas. Nem se você for o criador da conversa tem como excluir alguém.

 

9. Fui adicionado em uma Wave e quero sair. Tem como sair de Waves que não quero participar?

Não. O máximo que você pode fazer é dar "Unfollow" ou enviar para a pasta "Trash". É como receber e-mails indesejados: só temos a opção de não ler e de excluir. Se for algo recorrente, vindo sempre de um mesmo contato, solicite a esta pessoa que pare de adicionar você no que ela criar. (Veja mais detalhes sobre situações semelhantes nas questões 7 e 8)

 

10. Quero usar o Google Wave para publicar em meu Blog (Blogger ou Wordpress) e usar como formulário de comentários. Como integrar uma Wave no meu Blog?

Se você tem um blog numa dessas plataformas, no Blogger ou no Wordpress (só testamos nessas), basta adicionar um robô em seus contatos e incluir na Wave que quer integrar em seu artigo/postagem. Trata-se do: embeddy@appspot.com

E também é preciso tornar a Wave pública para que qualquer pessoas que tenha conta no GW possa participar. Veja mais detalhes aqui:

 

11. Não consigo usar o Google Wave no meu Internet Explorer, o que há de errado?

O Google Wave usa os mais avançados recursos disponíveis para a criação de serviços de internet e o Internet Explorer não está adequadamente preparado para isso. É preciso um navegador de internet mais leve e fácil de navegar e que já está preparado para essas novidades. No caso é recomendável que se uso o Google Chrome ou o FireFox (também tem o Safari). Veja mais e como baixar (fazer o download) dessas outras opções de navegadores aqui:

 

12. Tem como usar o Twitter no Google Wave?

Como o Twitter é um dos serviços mais usados na internet hoje e todos querem tuitar sem precisar abrir a página do serviço, também há disponível um robô e um gadget para usar o Twitter dentro de uma Wave.

Robô = tweety-wave@appspot.com
Gadget = http://www.twittergadget.com/gadget.xml

Para saber melhor como usar um e outro e qual pode ser melhor para o seu caso, acesse o tutorial:


 
 

Coisas que você pode fazer a partir daqui:

 
 
TwitThis
Share |

0 comentários:

;

Pesquisa na WEB

Carregando...

assine o feed

siga no Twitter

Postagens

acompanhe

Comentários

comente também