quarta-feira, 16 de dezembro de 2009

Usando Tags para classificar e encontrar Waves

 
 

Enviado para você por Penha através do Google Reader:

 
 

via Guia Google Wave de Marcos Lemos em 15/12/09

tags-google-wave É muito importante para usar o Google Wave ter um mínimo de organização. Isso facilita você navegar e encontrar o que precisa nas diversas conversas (Waves), principalmente as públicas. Para se organizar uma das forma mais simples e eficientes é adicionar Tags – Marcadores – que classificam as Waves por palavras-chave sobre o que trata aquela Wave. Veja como usar esse recurso.

Os primeiros passos.

Já tratamos aqui sobre Waves Públicas (abertas para quem quiser participar) e como criar uma: Como tornar uma Wave pública. Também já ensinamos como organizar pastas para categorias de Waves, o que organiza sua "In box": Criando pastas (folders) no Google Wave – sem isso é praticamente impossível encontrar o que se quer. E, o que considero mais prático, já mostramos como fazer buscas e achar as Waves de assuntos e pessoas desejadas: Fazendo buscas básicas no Google Wave. Entendendo esses recursos você conseguirá entender a importância das Tags na hora de classificar as suas Waves.

O que são as Tags.

Basicamente as Tags de uma Wave são palavras-chave que como os marcadores de um blog, servem para você definir o conteúdo daquela conversa. Elas são adicionadas na base da Wave e ficam visíveis quando abrimos alguma conversa (veja o exemplo abaixo).

tag-google-wave

Com isso é possível fazer buscas dentro de suas pastas pelas palavras-chave, essas tags e encontrar suas Waves que tratam de um assunto específico. Isso também é extremamente importante para organizar e facilitar a busca por Waves públicas, pois sem isso torna-se impossível que elas seja encontradas corretamente nas buscas do serviço e mais gente chegue até elas.

 

Como adicionar Tags numa Wave.

Depois de criar ou entrar em uma Wave, qualquer pessoa pode adicionar tags, para isso basta clicar no sinal de "+" ao lado da palavra "Tags" na base da Wave. Escreva as palavras desejadas uma de cada vez e tecle "Enter" para serem adicionadas.

tags-add-wave

Feito isso a Wave já estará classificada e as tags já entram nos resultados de buscas. Se a sua Wave é pública, qualquer pessoa que buscar por essas palavras poderá chegar até essa conversa. Mas se não for pública, fica visível só para seus resultados.

Faça seus testes.


 
 

Coisas que você pode fazer a partir daqui:

 
 
TwitThis
Share |

0 comentários:

;

Pesquisa na WEB

Carregando...

assine o feed

siga no Twitter

Postagens

acompanhe

Comentários

comente também