quinta-feira, 7 de janeiro de 2010

Nexus One veio tirar o Android do jardim de infância

 
 

Enviado para você por Penha através do Google Reader:

 
 

via Google Discovery de Newton Mota em 06/01/10

v2 logo nexus one Nexus One veio tirar o Android do jardim de infânciaOntem eu tive a oportunidade de acompanhar o lançamento do Nexus One. Com ele, o Google reforça a premissa básica que utilizou para construir a plataforma Android: demonstrar aos parceiros da indústria o que é necessário para se criar um "super fone", para uma igualmente poderosa web que está por vir.

Se em seu primeiro ano, a plataforma móvel do Google não chegou a apresentar um risco real para o futuro do iPhone, eu começo a reconsiderar a minha própria opinião. Após um ano de parceria com a Apple, em que juntas as empresas procuravam desenvolver novas soluções para dispositivos móveis, ficou muito evidente que a turma de Mountain View aprendeu novos truques com o "inimigo".

 Nexus One veio tirar o Android do jardim de infância

Para garantir o sucesso do Android, o Nexus One funcionará como a melhor forma de representar as possibilidades que podem ser oferecidas para os clientes, sem necessariamente canibalizar as ofertas dos fabricantes associados. Se a Apple faz questão de vender o iPhone como o melhor smartphone disponível no mercado, o Google irá mostrar que a partir de agora existe a opção de escolha na hora da compra.

Os fanáticos irão dizer que nada se compara ao produto da grande maçã, mas eu tenho coragem de dizer que se você é um usuário constante das aplicações do Google, e não entende porque a Apple insiste em limitar certas funcionalidades no iPhone, comece a considerar o Nexus como alternativa.

Com uma interface melhorada na versão 2.1 do Android, um processador central mais potente, capaz de lidar com tranquilidade com gráficos mais elaborados e com elementos ligados a uma demanda cada vez maior pela multitarefa, o Nexus One foi construído em parceria com a HTC e possui um corpo fino, elegante, sem a presença de um teclado físico, seguindo bem o estilo que faz tanto sucesso na concorrência. Quer saber mais a respeito? Não deixa de conferir o artigo do Ricardo Fraga.

As principais características que me fizeram pensar seriamente em adquirir o meu Nexus One foram: a tecnologia de cancelamento de ruído — que através de dois microfones isola o ruído externo da voz — que deverá aumentar a qualidade das ligações, e capacidade de transcrever mensagens de audio em texto — tecnologia que presente no Google Voice — que poderá ser inserido em qualquer aplicativo e deve facilitar o uso diário.

Não é porque existe um aplicativo para quase tudo na vida digital que vamos desistir da Web. O Google sabe disso, e aposta em Widgets e aplicativos online para integrar soluções ao aparelho. A Apple, por sua vez, vai precisar correr atrás do atraso, pois no campo do "Cloud Computing" ela anda comendo poeira.

O Nexus será um sucesso? Ainda é cedo para prever um cenário. A única coisa certa é que a abordagem direta do Google na venda ao consumidor ataca em um ponto chave em que o iPhone tropeça, e a máquina de marketing do gigante das buscas poderá fazer toda a diferença se a Apple não preparar algum realmente revolucionário para as próximas versões do iPhone.

Newton Mota, editor do MacMagazine, em participação especial para o Google Discovery.

---
Artigos relacionados no Google Discovery

  • Doodle 4 Google: Google Alemão exibe doodle vencedor
  • Google Nexus One recebe certificação da FCC
  • Os Androids foram finalmente soltos nas ruas!
  • Google Nexus One, o Superphone do Google
  • Novos Sinais de Netbooks com Android


  •  
     

    Coisas que você pode fazer a partir daqui:

     
     
    TwitThis
    Share |

    0 comentários:

    ;

    Pesquisa na WEB

    assine o feed

    siga no Twitter

    Postagens

    acompanhe

    Comentários

    comente também