sábado, 13 de março de 2010

A Bíblia do Marketing Digital – Tudo o que você queria saber sobre marketing...

 
 

Enviado para você por Penha através do Google Reader:

 
 

via Produzindo.net de Bernardo Pina em 12/03/10

Ao longo de quase três anos de pesquisa sobre a internet, sobre quem a frequenta e sobre como expor algo nesse meio, adquiri um grande conhecimento sobre marketing digital. Cheguei até a pensar em escrever um livro sobre o assunto, mas logo quando eu estava no estágio inicial de produção do livro, é lançado "A Bíblia do Marketing Digital" escrito maestralmente por Claudio Torres.

De início fiquei desanimado, mas quando tive a oportunidade de folhear o livro enquanto participava do primeiro InvestCamp no ano passado (2009), vi que não se tratava de um livro qualquer, mas sim de um livro escrito com uma didática que eu duvido que conseguisse aplicar logo na primeira edição do livro que eu pretendia lançar.

Informações gerais

livro-a-biblia-do-marketing-digital-claudio-torresTítulo: A Bíblia do Marketing Digital
Autor: Claudio Torres
Número de páginas: 400
Editora: Novatec
Faixa de preço: R$60 a R$79

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Por que investir em marketing digital?

Os motivos para se investir em marketing digital se mostram claros ao vermos o resultado da pesquisa feita pelo Comitê Gestor da Internet no Brasil. Apresentando dados da pesquisa realizada durante o ano de 2008, o livro mostra quem é o consumidor de informações, produtos e serviços na internet, além de traduzir esses dados para algumas conclusões que realmente te fazem crer que, se você ainda não está na internet, você deveria estar!

O conteúdo é rei!

Hoje seguimos um mantra bem específico quando pensamos em marketing digital: "conteúdo é rei". Isso significa que a principal preocupação das empresas ao se inserir na internet deveria ser o conteúdo com o qual se insere nesse meio. Quem disse isso pela primeira vez foi Bill Gates, quando, no ano de 1996, publicou um artigo com o título "Content is King" (O conteúdo é rei).

Atento a isso, Claudio Torres expõe o marketing de conteúdo no terceiro capítulo do livro, logo após te convencer que a sua empresa deve estar na internet e de te explicar o que de fato é marketing digital. Com essas idéias e conceitos em mente, você é guiado de uma maneira extremamente didática em como produzir conteúdo relevante e que realmente atinja o seu público de forma eficiente.

As mídias sociais

Depois de entender o marketing de conteúdo, vemos um pouco sobre mídias sociais, esse meio que vem crescendo de forma absurda nos últimos anos e que, por incrível que pareça, faz com que a sua empresa esteja na internet mesmo sem você tê-la inserido lá.

Você pode estar trabalhando com afinco para melhorar os seus produtos, pode ter um feedback muito positivo de todas as pessoas à sua volta, mas ao mesmo tempo, pode ter um consumidor que teve uma experiência ruim com o seu produto e que esteja falando mal dele no Orkut, Facebook e Twitter, compartilhando a sua opinião para outros clientes atuais e clientes em potencial. Essa opinião se espalha feito rastro de pólvora, pois uma pessoa fala pra outra, que fala para outras cinco, que falam para outras 10 e no final, a opinião de uma pessoa pode chegar ao ouvido de milhares de outras pessoas. Essas são as mídias sociais.

O livro nos mostra alguns exemplos que definem bem o que são as mídias sociais, quais são as principais redes sociais e qual a aplicabilidade de cada uma, bem como como se inserir nesse meio de forma eficiente.

Técnicas de marketing digital

Você já ouviu falar em e-mail marketing, marketing viral, pesquisa on-line e banners? São técnicas de publicidade digital e o livro explica muito bem cada uma delas. Agora, você sabe quais são os principais métodos de medição de resultados para aplicar em cima dessas técnicas? Você sabe porque o Google é o Google e quais são as ferramentas que eles disponibilizam para te ajudar a inserir o seu negócio na internet?

Avaliação Final

Esse livro foi realmente a minha maior surpresa literária no ano de 2009. Em algumas partes você acaba achando um pouco chato se você já tem algum conhecimento na área, mas um pouco mais para a frente você vê o porque das explicações básicas que lemos antes. Tudo se encaixa de uma forma perfeita para que você entenda como tudo começou, por que você tem que estar na internet e o que você pode perder caso não esteja. A principal lição que tirei do livro é que a sua empresa estará na internet, você querendo ou não.

  • Linguagem e narrativa: 10
  • Exemplos práticos: 9,0
  • Temas abordados: 9,5
  • Preço: 8,0
  • Média: 9,0

PROMOÇÃO!

Eu gostei tanto do livro que vou presentear os nossos leitores com dois exemplares desse maravilhoso livro. Para participar, basta deixar um comentário logo abaixo respondendo a pergunta "Por quê você merece ganhar um dos melhores livros de marketing digital da atualidade?". Não esqueça de colocar o seu nome e e-mail reais para que eu possa entrar em contato com os ganhadores posteriormente.

O resultado da promoção irá sair no final do mês. Boa sorte a todos!

——

Quem é Bernardo Pina?
Empresário (CEO da agência de comunicação PIBIT) e consultor de tecnologia da informação e marketing digital, é o fundador e editor do blog Produzindo.net. Se dedica a essa atividade pela paixão que tem pelo lema que tomou para a sua vida: "aprender para ensinar".
"A Bíblia do Marketing Digital – Tudo o que você queria saber sobre marketing e publicidade na internet" apareceu originalmente no site Produzindo.net.
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Leia também

  1. Tudo o que você queria saber sobre a reforma ortográfica da língua portuguesa
  2. Planejamento de marketing digital
  3. O marketing de permissão e a relevância da publicidade


 
 

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