terça-feira, 13 de abril de 2010

Gmail ganha sistema de hierarquia nos marcadores

 
 

Enviado para você por Penha através do Google Reader:

 
 

via Google Discovery de Ricardo Fraga em 12/04/10

gmail Gmail ganha sistema de hierarquia nos marcadoresDesde meados de novembro, quando comecei a colaborar no Fórum Oficial do Gmail, tenho notado uma quantidade considerável de usuários que reclamam dos marcadores do serviço. As reclamações vão desde a confusão de se ter uma mesma mensagem em vários lugares, ao mesmo tempo, até a falta de uma opção de hierarquia.

Sobre a confusão, eu até entendo os usuários. Apesar de, particularmente, nunca ter tido problema com isso, sei que a concepção de marcador, do Gmail, é totalmente diferente das pastas dos demais webmails e clientes de e-mail. Afinal, muitos dos usuários do Gmail são provenientes de outros serviços de e-mail e é natural que haja, em princípio, uma rejeição às novidades. Mas, a meu ver, os marcadores são uma evolução do arcaico sistema de pastas, que impunha grandes e sérios limites aos usuários. O fato de eu poder encontrar uma mesma mensagem em 3 ou 4 marcadores é fantástico.

Já sobre a falta da opção de hierarquia, a menos que os usuários estejam comparando o Gmail a um cliente de e-mail, não vejo sentido em tais reclamações, uma vez que, os dois maiores concorrentes do Gmail, o Hotmail e Yahoo! Mail, também não possuem a opção de se hierarquizar as pastas. Tal opção é vista somente em clientes como Outlook e Thunderbird. Não que a idéia de uma maior organização não me agrade. Muito pelo contrário. Apenas, não consigo entender a reclamação como se faltasse tal opção no Gmail, quando, na verdade, ela não existe nos demais grandes serviços.

Em certa oportunidade, ao responder a um usuário sobre os marcadores, Den, Gmail Master, disse que o usuário do Gmail deve raciocinar como um usuário do Gmail. Ela está correta. Não podemos querer que o Gmail tenha todas as firulas que os demais serviços de e-mail têm. Com dezenas de milhões de usuários, é impossível agradar a todos. Logo, ao optar por um determinado serviço, o usuário deve se moldar a ele, e não esperar que ele se molde às suas necessidades. De qualquer maneira, o Gmail possui, em seu fórum, a categoria Sugestões, na qual todo e qualquer usuário pode deixar sua sugestão que, na medida do possível, será avaliada pela equipe de desenvolvimento.

Seguindo a sugestão dos usuários, o Gmail acaba de ganhar a funcionalidade Marcadores aninhados. Para ativá-la, acesse Configurações e, depois, Labs. Após ativá-la e clicar na opção Salvar alterações, o Gmail será recarregado para que a ativação seja completada.

gmail hierarquia marcadores labs Gmail ganha sistema de hierarquia nos marcadores

Ótimo, a funcionalidade foi ativada. Agora, vamos imaginar o seguinte cenário (que é, de fato, real): eu recebo muitos e-mails relativos ao Google Discovery. Vão desde dicas de posts, passando por imagens (como dos Stilos vermelhos do Google Street View, por exemplo), até mensagens do Renê sobre diversos assuntos ligados ao blog.

Eu poderia ter um único marcador e, nele, adicionar todas as mensagens relativas ao GD. Mas seria a organização mais desorganizada do mundo. Afinal, eu não saberia sobre o que é cada uma das mensagens. Assim, hoje me organizo com os seguintes marcadores: GD – Dicas, GD – Fotos e GD – Renê. Eu sei que não é a melhor organização, mas consigo me entender com eles perfeitamente e foi o melhor que consegui fazer dentro das possibilidades dadas pelo Gmail.

Em cima do cenário exposto, vou ensinar como criar uma estrutura, de acordo com as minhas necessidades, utilizando a nova funcionalidade do Labs.

Vamos, primeiro, acessar nossos marcadores. Isso pode ser feito de duas maneiras: 1) clicando em Mais, abaixo dos marcadores, e, depois, em Gerenciar marcadores; 2) acessando a opção Configurações e, depois, Marcadores. Mas, se estiver com preguiça, clique aqui e acesse diretamente o Gerenciador de marcadores do Gmail.

Uma vez no Gerenciador, vamos criar os marcadores. O primeiro a ser criado será o pai Google Discovery. Para criar os filhos, e para que eles fiquem corretamente aninhados, devemos seguir a seguinte lógica: Nome do marcador pai/Nome do marcador filho. Isso mesmo, há de se colocar uma / (barra) entre o nome do pai e do filho, sem espaço entre os dois. Assim, crio os marcadores Google Discovery/Dicas, Google Discovery/Fotos e Google Discovery/Renê.

Assim, ficará a tela do Gerenciados de marcadores:

gmail hierarquia marcadores criacao Gmail ganha sistema de hierarquia nos marcadores

gmail hierarquia marcadores subnivel Gmail ganha sistema de hierarquia nos marcadoresMas… o Renê me envia muitos e-mails, mas alguns são estritamente administrativos. Se eu deixá-los todos juntos, vou acabar me confundindo. Então, vou criar um sub-marcador ao sub-marcador Renê. Assim, criarei o seguinte: GoogleDiscovery/Renê/Admin. O resultado vocês podem ver aí ao lado.

Vocês podem notar que o sistema permite exibir e ocultar os marcadores filhos. Além disso, o sistema de cores, hoje utilizado pelos marcadores do Gmail, também vale para os marcadores agrupados.

Abaixo, deixo um vídeo que fiz, mostrando, na prática, como funciona o novo sistema de hierarquia dos marcadores do Gmail. De bônus, falo sobre a novidade, também no Labs, que permite a visualização de mensagens sem abri-las de fato. Uma espécie de preview.

Gostou da novidade? Conte-nos de que maneira ela facilitará a organização das suas mensagens. :)

Agradecimentos ao leitor gsctt pela dica!

O artigo que vocês acabaram de ler, é o meu artigo de número 100 no Google Discovery.

Gostaria de aproveitar a oportunidade para agradecer aos leitores do GD pelo tratamento amistoso que sempre dispensaram a mim.

Além disso, não posso deixar de agradecer ao Renê, pela oportunidade de ajudá-lo a mantê-los informados sobre o mundo Google, e ao Willian, pela absurda paciência nos primeiros artigos.

Agora, deixemos de lero lero pois tenho muitos outros artigos para escrever para vocês. :)

---
Artigos relacionados no Google Discovery

  • Thunderbird 2.0 ganha recursos do Gmail
  • Novos experimentos no Gmail Labs
  • Gmail ganha marcadores coloridos
  • Gmail Mobile implementa Marcadores
  • Gmail implementa 'arrastar e soltar' e outras novidades


  •  
     

    Coisas que você pode fazer a partir daqui:

     
     
    TwitThis
    Share |

    0 comentários:

    ;

    Pesquisa na WEB

    assine o feed

    siga no Twitter

    Postagens

    acompanhe

    Comentários

    comente também