domingo, 18 de abril de 2010

O PageRank como estratégia para um projeto SEO

 
 

Enviado para você por Penha através do Google Reader:

 
 

via Marketing de Busca de Paulo Rodrigo Teixeira em 05/04/10

Neste último feriado de páscoa, tivemos mais uma atualização de PageRank. É a primeira atualização após o diretor de pesquisa do Google, Peter Norvig falar que o PageRank está super valorizado durante o SMX West. Eu concorco com o que ele disse. Ainda existe gente que acha que se seu site tiver PageRank 10, irá rankear para tudo ou que seu site "PR n" não tem como perder para um site "PR n-2″. Por outro lado, ignorar simplesmente o PageRank pode ser um tiro no pé. O PageRank é um dos diversos fatores que envolvem SEO de um site. Fora que ele pode ser um indicador importante para trabalhar um projeto de SEO.

Antes de continuar é importante deixar claro que existe uma grande diferença em PageRank e o PageRank Toolbar. O PageRank Toolbar só é atualizado de três em três meses aproximadamente. Então ele acaba ficando defasado com relação ao PageRank real, além de ter alguns bugs também. Mas como não temos acesso ao PageRank Real, assim que temos uma mudança no PageRank da Toolbar é possível ver o resultado do trabalho de um link build ou saber se o juice funcionou adequadamente. Não pretendo escrever todos os impactos que o PageRank pode ter em um projeto de SEO, mas vou listar alguns itens que são influenciados pelo PageRank:

- Descobrir se um site foi punido
Se o site tiver sofrido uma queda muito grande no valor do PageRank, pode ser um indicador para uma punição por parte do Google. Para entender melhor, veja sobre queda de PageRank.

- Profundidade que o Robô consegue indexar.
Sites com muitas páginas nem sempre conseguem indexar todas. Quanto maior o PageRank distribuído entre as páginas, mais fundo o Robô conseguirá chegar e consequentemente mais páginas serão indexadas. Veja esta entrevista do Matt Cutts de Março de 2010.

- Aumentar taxa de "crawleamento"
Visitação do GoogleBot é propocional ao PageRank. Claro que tem outros fatores, mas o PR é um deles.

Existem outros impactos do PageRank, mas fica para a próxima. Mesmo depois destas considerações eu repito, não se preocupe tanto com a atualização do PageRank.  Continue fazendo um bom trabalho, porém pode ser um erro simplesmente ignorá-lo.


 
 

Coisas que você pode fazer a partir daqui:

 
 
TwitThis
Share |

0 comentários:

;

Pesquisa na WEB

Carregando...

assine o feed

siga no Twitter

Postagens

acompanhe

Comentários

comente também