quarta-feira, 2 de junho de 2010

Dica de Leitura - A RÚSSIA POR DENTRO -(Inside Russia Today) -






Este livro do jornalista John Gunther é uma leitura fundamental para conhecer um período russo pós Stalin, uma época de renascimento para todo povo russo, ainda sofrendo por conseqüências da segunda guerra mundial, o livro mostra uma visão de um especialista que viajou o mundo inteiro, observando as nações de vários continentes como Europa, África, Ásia e Américas.

A edição de 1959, Editora Globo, de Porto Alegre e ainda preservado pelo editor do Blog é maravilhosa, meu primeiro contato com o livro deu-se no verão de 1988, em uma livraria de livros usados, sempre fui interessado pela Rússia, de Pedro “o Grande” a Catariana e Nicolau e etc. Mas uma parte intrigante para mim e a época da revolução russa com sua aproximação com os camaradas alemães, isso por que na época de sua perseguição Lênin estava exilado primeiramente na Alemanha e depois na Finlândia. Mas o período da revolução que chamou mais minha atenção com a morte do sanguinário Joseph Stalin, e a ascensão ao poder do líder da resistência de Stalingrado contra os nazistas o moderado Nikita S. Khruchetchev, o homem que mesmo com toda a pressão do partido fez grandes mudanças na Rússia da década de 50. E é esta a parte que o livro mostra em detalhes do o mistério da “Mãe Rùssia” que o mundo ocidental queria redescobrir.

Uma coisa que não se pode deixar de dizer, que esta obra foi traduzida para língua portuguesa pelos três especialistas Lino Vallandro, Flávio Vellinho de Lacerda e Gilberto Miranda, e o trabalho de tradução ficou fiel a obra que foi escrita originalmente em inglês.

Quem puder achar este livro e ler saiba que ira se deleitar em uma fonte de informação e conhecimento histórico muito importante para poder entender melhor aqueles anos que foram chamados “O Inicio da Guerra Fria”. Esta minha dica de leitura para esta semana. E se alguém achar em criticar esta minha humilde opinião uso as palavras de Paul Winterton “Não há peritos em assuntos russos – apenas diferentes graus de ignorâncias.”
TwitThis
Share |

0 comentários:

;

Pesquisa na WEB

assine o feed

siga no Twitter

Postagens

acompanhe

Comentários

comente também