Enviado para você por Penha através do Google Reader:
Recentemente o Google fez dois anúncios de mudanças e novidades de seus produtos que, infelizmente, contribuem para se ter menos informações sobre a navegação dos visitantes do seu site. A primeira envolve a própria busca do Google, que tem sua versão protegida (com troca de dados encriptada) e traz algumas implicações para coleta de dados. A segunda mudança, envolve o Google Analytics, que trata diretamente da coleta de informação de navegação de visitantes de um site.
Google por HTTPS – Segurança de Dados
Mais uma vez pensando na segurança e privacidade da informação, o Google disponibilizou toda sua Search Engine na versão HTTPS, e esse S faz toda a diferença no protocolo HTTP:
With Google search over SSL, you can have an end-to-end encrypted search solution between your computer and Google. This secured channel helps protect your search terms and your search results pages from being intercepted by a third party. This provides you with a more secure and private search experience.
Usando o Google através do https://www.google.com/ (não está disponível na versão .com.br ainda), toda informação é encriptada, tanto termos buscados, quanto resultados da pesquisa, fazendo com que seja mantida a segurança e privacidade dos dados.
Implicações em SEO?
Sim, o uso do Google sobre SSL implica em alguma perda de informação, dependendo do caso. Quando a navegação segura via HTTPS migra para uma não segura (simples HTTP), o referral é perdido, ou seja, não é possível determinar de qual site o visitante partiu para chegar até o site em questão.
Ou seja, ao fazer uma busca no Google em HTTPS e clicar em um resultado que não usa o HTTPS (com certeza, o caso mais frequente), a referência de que foi uma visita de busca orgânica no Google é perdida e a visita conta como um acesso direto, como se estivesse sido digitado o endereço do site na barra de endereços do navegador – Uma perda de uma informação extremamente valiosa.
Ponto positivo para resultados que estejam indexados por HTTPS, pois toda a navegação fica protegida. Em termos de algoritmos e rankings nada mudou – não observei nenhuma diferença de resultados entre as buscas com ou sem uso do SSL. Não faria sentido mesmo, uma vez que a grande maioria dos sites, neste momento, operam sobre o protocolo HTTP convencional – não seguro.
Google Analytics Bloqueado
No dia 25 de maio, o Google anunciou em seu blog Public Policy que agora os usuários de Internet podem impedir que seus dados de navegação sejam utilizados pelo Google Analytics para compor as estatísticas que a ferramenta de Web Analytics coleta sobre sites que usam seu código de rastreamento.
No post Google Analytics: More choice for users, o Google explica que o add-on para browsers visa dar a opção ao usuário de permitir ou não a coleta de seus dados de navegação para compor as estatísticas da ferramenta. Como o Analytics utiliza um código javascript para coletar informações, o add-on bloqueia o funcionamento deste javascript.
Implicações em SEO?
Como parte do trabalho de um analista SEO é justamente analisar as estatísticas de navegação do site, essa possível falta de informação de usuários que naveguem com o add-on ativado será prejudicial para a completude de dados no Google Analytics – no Google Analytics! Para quem usa outras ferramentas de Web Analytics, não há uma implicação direta.
Ainda assim, nem tudo está perdido. O Analytics continua valendo como solução gratuita para Web Analytics, mas para se obter informações mais completas, passa a ser interessante o uso de outras ferramentas. Se variações nas quantidades de visitas apontadas por diferentes ferramentas de tracking de visitas já são comuns, é provável que no Google Analytics a diferença aumente um pouco mais.
Como Bloquear o Google Analytics?
E como fazer para bloquear o Google Analytics? Sim, basta instalar o add-on para o seu navegador (está disponível para Internet Explorer, Firefox e Chrome) e ele faz o resto para você, sem nenhum esforço adicional. Felizmente, é simples desinstalar também! Basta acessar o gerenciador de extensões do navegador e desativar ou desinstalar o add-on.
Privacidade no Google
As duas novidades do Google são, realmente, um avanço no sentido da segurança de informação na Internet e privacidade de navegação de usuários. Infelizmente, elas tem o efeito colateral de diminuir a precisão e volume de informações disponíveis para a análise de tráfego de um site e consequente análise de SEO.
Pessoalmente, acredito que não haverá uma grande adesão ao Opt-out Add-on ou ao uso da versão de buscas por SSL por usuários comuns, a menos que o Google empurre garganta a baixo e faça todo mundo engolir as opções. Quantas pessoas não ligadas a área e até mesmo ligadas, sequer tomaram conhecimento da existência das opções? A versão HTTPS nem está disponível na versão .com.br. E o Google Analytics ainda é uma solução muito boa para web analytics. Até a próxima!
Artigo produzido por MestreSEO, empresa especializada em Otimização de Sites. Não perca a oportunidade de conferir as nossas ferramentas de SEO.
Artigo Original: Privacidade no Google – Menos Informação para SEO
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