quinta-feira, 22 de julho de 2010

Fraunhofer FIT – uma interface gestual interativa e 3D

 
 

Enviado para você por Penha através do Google Reader:

 
 

via Techzine de Rael em 22/07/10

fraunhofer-fit

É um tanto difícil classificar este tipo de tecnologia… Mas imagine uma interface multi-touchscreen que não requer toques e funciona em 3 dimensões? Pois é. Algo parecido com Minority Report e também com a proposta do Kinect (conhecido anteriormente como Project Natal) que a Microsoft está trazendo ao seu console Xbox 360.

Esta tecnologia é utiliza uma câmera capaz de identificar o posicionamento 3D de cada um dos seus dedos, dispensando o uso de qualquer de acessório adicional. Desta forma, você consegue selecionar objetos em um ambiente 3D com as mãos – que são representadas digitalmente no ambiente virtual. Então, basta efetuar gestos intuitivos (como o fechar das mãos) para arrastar e/ou rotacionar objetos no cenário.

O interessante é que o sistema consegue identificar seus dedos em 3 dimensões, e isso abre novas probabilidades de uso em relação a uma interface multi-touch comum…

Este sistema pode ser utilizado por múltiplos usuários, e seus criadores esperam ver sua obra sendo utilizada na área educacional ou em simulações complexas… Mas como se trata de um protótipo, ele ainda possui algumas falhas e limitações, e não há qualquer previsão de sua disponibilidade no mercado. Mas fica cada vez mais claro que o estilo Minority Report é o nosso futuro verdadeiro. Só não podemos dizer nada a respeito dos pré-cogs.

PS.: Assista o vídeo abaixo, e logo após, imagine esta tecnologia sendo usada junto ao BumpTop 3D Desktop. ;-)

Via | Engadget

Vídeo: Interface Fraunhofer FIT – estilo Minority Report

Fraunhofer FIT – uma interface gestual interativa e 3D - publicado originalmente no Blog: Techzine / Antenando.com.br

Matérias Relacionadas:


 
 

Coisas que você pode fazer a partir daqui:

 
 
TwitThis
Share |

0 comentários:

;

Pesquisa na WEB

assine o feed

siga no Twitter

Postagens

acompanhe

Comentários

comente também