terça-feira, 24 de agosto de 2010

Análise PEST como ferramenta no processo de internacionalização das empresas

 
 

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via Sobre Administração de Cláudio Henrique de Castro em 23/08/10

Pest2 Análise PEST como ferramenta no processo de internacionalização das empresasQuando existe a necessidade e a oportunidade de uma empresa atuar no mercado internacional, é importante que ela faça uma análise dos cenários dos países onde ela vai atuar, uma vez que cada país apresenta um universo único de novas leis, processos de infra-estrutura, regimes políticos e econômicos, entre outras. Para isto podemos utilizar uma análise conhecida como PEST.

A análise PEST surgiu da necessidade de se estudar e tentar mensurar fatores macroeconômicos das regiões onde a empresa atua, sendo possível ser utilizado na análise das ameaças e oportunidades identificadas na matriz SWOT.  O termo PEST é um acrônimo para os termos Politic, Economic, Social e Technological. Que, em bom português, significa: Político, Econômico, Social e Tecnológico.

Para montar uma análise PEST os seguintes fatores devem ser obeservados:

Politic (Político)

  • A estabilidade política;
  • O funcionamento do sistema jurídico;
  • O funcionamento do sistema penitenciário;
  • Os riscos militares;
  • A estrutura de regulamentação para seus negócios;
  • A regulamentação trabalhista;
  • A política de impostos;
  • As normas técnicas de embalagem e segurança.

Economic (Econômica)

  • Qual o modelo econômico daquele país;
  • Qual o "custo país";
  • Qual o modelo cambial e seu risco;
  • Como funciona o sistema financeiro;
  • Qual a taxa de juros média daquele país;
  • Quais acordos financeiros existem entre aquele país e o seu;
  • Qual a taxa de crescimento econômico e de inflação;
  • Qual o ciclo econômico atual (recessão, recuperação, crescimento);
  • Qual a disponibilidade de força de trabalho e de capitais variados.

Social (Social)

  • Como funciona a estrutura social daquele país;
  • Qual a relação entre ricos e pobres;
  • Qual a escolaridade média da população adulta;
  • Qual o nível de consciência ambiental daquele país;
  • Quais as peculiaridades culturais do país.

Technological (Tecnológico)

  • Quais as inovações tecnológicas existente naquele país;
  • Quais os estímulos ao desenvolvimento tecnológico;
  • Qual o custo de transferência tecnológica;
  • Qual a população de técnicos;
  • Qual a taxa de difusão tecnológica;
  • Qual o melhoramento da oferta com o uso de novas tecnologias;
  • Qual o melhoramento do custo com o uso de novas tecnologias.

Estes são os pontos principais a serem abordados na Análise PEST, quando da decisão de internacionalizar uma empresa. Caso conheçam mais alguns, compartilhe-os conosco! Utilize nossos comentários para enriquecer a discussão.

Leia também:

  1. Como iniciar um plano de exportação
  2. EDITAL PARA CONCURSO DO BNDES
  3. Internacionalização – Principais agentes do comércio exterior brasileiro


 
 

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