terça-feira, 7 de setembro de 2010

Como escrever um bom texto

 
 

Enviado para você por Penha através do Google Reader:

 
 

via Produzindo.net de Talita James em 02/09/10

O tema pode parecer banal. Conversei com uma amiga recentemente, e começamos a nos perguntar: o que está acontecendo com a capacidade das pessoas de se expressarem por escrito?

Somos treinados, desde pequenos, a escrever da pior forma possível, ou seja, sem planejamento. Apenas nos é dado um tema e temos que nos esforçar para criar tudo a partir daí. Quando chegamos à fase de encarar questões discursivas, seja em vestibulares ou outros concursos, percebemos que nosso preparo deixa a desejar.

Leia, leia e leia

Existe um ditado de Malba Tahan (autora do livro "O Homem que calculava") que diz: "Quem não lê, mal fala, mal ouve, mal vê". Eu diria que também mal escreve, e que deveria ser proibido por lei de tentar interpretar qualquer texto. Mas vamos nos fixar no "mal escreve".

Para escrever bem, saiba, a primeira coisa que deve ser feita é ler. Ler muito. Tenha o hábito de ler. Aliás, tenha o vício de ler. Ler muito não significa ler vinte, trinta, quarenta ou cinqüenta livros por ano. Cada pessoa tem uma velocidade própria de leitura, de absorção e de interpretação da informação, o que pode variar também de acordo com a temática da leitura. Ler muito significa gastar um tempo de qualidade com leitura.

É claro que no começo você não vai aguentar ler durante quatro ou cinco horas direto. Comece aos poucos, por quinze ou vinte minutos após o almoço, por exemplo. Procure ler sempre nos mesmos horários, pois isso te ajuda a criar um hábito.

Leia de tudo também. Livros, revistas, sites, blogs, etc., sobre os mais variados temas tal como política, religião, fofoca, sexo, futebol, etc. Leia sobre o que te interessa pessoal e profissionalmente. Leia bulas e dicionários, enciclopédias, os livros da Bíblia, seja o que for. O importante é ler. Se você quer escrever, precisa ler. (Aliás, um bom ponto de partida é ler o arquivo de textos do blog. Muitos textos são antigos, mas a maioria das temáticas abordadas continua extremamente atual, e a nossa equipe escreve bem direitinho!)

Organize suas idéias

Se você tem algo a dizer e vai fazê-lo por escrito, o primeiro passo é organizar as suas idéias.

Vale usar um rascunho, uma estrutura de tópicos no computador, um mapa mental qualquer coisa. Mas tenha suas ideias organizadas. Primeiro, faça um brainstorm e simplesmente identifique tudo o que você quer falar. Utilize nessa fase apenas palavras, conceitos-chave.

Em seguida, comece a organizá-los de maneira lógica: qual assunto remete a qual?  O que deve ser tratado primeiro para que os outros tópicos sejam bem compreendidos pelo leitor?

Depois de organizados os tópicos, comece a imaginar e registrar qual enfoque você quer dar a cada um. Vai apenas conceituar? Contextualizar? Justificar alguma coisa?

Quando essas três etapas estiverem concluídas, pense nesse rascunho ou nessa estrutura de tópicos como um roteiro a ser seguido.

Com a prática, você começará a fazer tudo isso muito automaticamente.

Ah, e se for possível, tenha sempre material de consulta ao alcance da mão: não é crime ter dúvidas. Utilizar dicionários, fazer pesquisas na internet, tudo isso faz com que você aprenda ainda mais ao escrever.

Revise o seu texto

Agora é que são elas. Essa é a hora de verificar todas aquelas miudezas que na pressa deixamos passar. Os erros mais comuns em produções de texto são:

  • Repetição de palavras
  • Repetição de idéias
  • Problemas de pontuação, gramática e ortografia
  • Descontinuidade
  • Falta de ritmo
  • Alternância entre uma linguagem muito formal e uma muito coloquial

Se for possível, peça para outra pessoa revisar seu texto (aqui no Produzindo.net, a pessoa responsável por isso é a Mahina Fava). Mas há casos que ninguém poderá fazer isso por você (tal como, por exemplo, uma redação de vestibular e concurso) e é necessário que você tenha os seus próprios critérios de revisão.

Então, aproveite o que você tem nas mãos. Faça seu rascunho caprichando como se fosse a hora "H", mas não o passe a limpo imediatamente, pois você precisa antes fazer uma revisão. Mas espere, essa também não é a hora de fazer a revisão. Sabe aquele lanchinho que você leva pra sala, aquela garrafinha com água, suco ou refrigerante? Então. Deixe a sua prova de lado, coma um chocolate, tome uma água. Peça ao fiscal para ir ao banheiro. Dê à sua mente um descanso de dez minutos.

Quando você termina de escrever, as informações ainda estão muito vivas na sua mente. Se você descansar por dez minutos, vai conseguir identificar erros que não identificaria antes, que passariam batidos. Isso acontece porque você vai ter descansado a sua mente e esquecido de uma ou outra coisa, o que irá lhe obrigar a sair do módo de "revisão automática".

Passados os dez minutos, muito calmamente, releia seu texto. Verifique a grafia das palavras, troque as que foram muito repetidas, reveja o ritmo e fluidez do texto. Corrija tudo o que for necessário. Repita essa revisão até que, por esgotamento, você não encontre mais falhas em seu texto. Caso faça muitas revisões, espere mais cinco minutos e comece tudo de novo. Não achou mais nenhum erro? Passe a limpo. Atentamente.

Aprenda com os erros

Se depois de publicado ou entregue, alguém apontar algum erro no seu texto, aprenda com isso.

Comece a se avaliar criticamente para identificar seus erros mais comuns. Anote-os antes de começar seu texto e tenha-os em mente durante a escrita e suas revisões.

Escreva sempre

Tenha um blog ou uma conta no twitter, colabore com um site na internet. Escreva cartas, opiniões sobre os lugares que você freqüenta, os serviços que você utiliza, os produtos que você compra. Escreva em vários estilos: não se prenda ao jornalismo ou aos e-mails de todo dia.

Quanto mais você lê e mais você escreve, melhor você faz cada um dos dois.

*****

Palavrinha da Revisora (Mahina Fava)

Os textos do Produzindo.net possuem linguagem coloquial, diferente da que você utilizaria numa redação para concurso, por exemplo. Desde sua popularização, a internet vem criando novas formas de expressão. São comuns abreviações como "vc", "tbm" e "eh", e estrangeirismos como "twittar" e "fazer um upload". Além disso, a linguagem utilizada na internet é bem mais próxima daquela que utilizamos em nosso dia a dia: ela quase incorpora o jeito que falamos. Expressões como "a gente", "né" e "pra" não fazem parte da norma padrão culta!

Fique ligado quando for utilizar textos de internet como base para estudos e preste atenção no quanto a linguagem (seja ela escrita ou falada) varia de acordo com o meio que é utilizada, a cultura, a classe social e até a profissão. Por isso a norma padrão culta deve ser seguida quando a ocasião for de avaliação, ou para escrever um projeto, por exemplo. Perceber essas nuances e variações vai tornar a "tarefa" da escrita muito mais divertida, prazerosa e eficiente!



 
 

Coisas que você pode fazer a partir daqui:

 
 
TwitThis
Share |

0 comentários:

;

Pesquisa na WEB

assine o feed

siga no Twitter

Postagens

acompanhe

Comentários

comente também