quinta-feira, 28 de outubro de 2010

Fenatchê movimenta a capital do país


A Canal Produções e Eventos, em parceria com a Escola Nacional da Carne e do Churrasco (ENACC), está promovendo a primeira Festa Nacional do Churrasco e do Chimarrão. Será um evento inédito, com a real dimensão econômica e social do Rio Grande do Sul. Reunirá mais de 500 expositores e tem a expectativa de 300 mil visitantes.

Para chamar a atenção para este grande festival, o organizador e promotor do evento, Raul Canal está movimentando a capital federal com a expectativa de quebrar dois grandes records, de construir a maior cuia de chimarrão e fazer o maior e melhor churrasco do mundo. A cuia já foi construída, possui 5m e comportará 500 litros de água e uma tonelada de erva mate. A patrocinadora da erva vem de Venâncio Aires. O churrasco será um churrasco campeiro, de proporções jamais vistas no mundo, com mais de 28 toneladas de carne.  Atualmente, o título é do Paraguai. O país garantiu um lugar no Guinness, em 2008, como o maior consumo de churrasco ao ar livre no mundo. Foram 26.715 quilos de carne e mais de 40 mil participantes.

Alguns municípios, como Guaporé e Caxias do Sul, já confirmaram estandes na FenaTchê. Assim, Brasília sediará a legítima Festa da Uva e o Sabores de Criúva, evento gastronômico que vem atraindo a atenção do mundo inteiro.
Durante a Fenatchê, os visitantes também poderão conhecer um pouco da beleza da região de Caxias do Sul, bem como a hospitalidade e as delicias da culinária da serra gaúcha. Segundo o Secretário de Turismo de Caxias do Sul, Jaison Barbosa, “a cidade investe 55% de sua arrecadação na área social e isso é um bom diferencial, pois torna a cidade mais humana, inclusive com o turista”.
Além do Grupo Record RS, também apoiam o evento os governos do RS e do Distrito Federal e diversas entidades, como a Federação de Associações dos Municípios do RS, a Federação das Indústrias do RS, a Associação Brasileira da Indústria Hoteleira, o Instituto Gaúcho de Tradição e Folclore e o Movimento Tradicionalista Gaúcho.

Os espaços serão devidamente ambientados com a temática gaúcha e os visitantes poderão experimentar o legítimo churrasco gaúcho. Serão destinadas áreas para assar costelões, bois nos roletes, carneiros inteiros a moda campeira e muitas outras atrações gastronômicas.“Durante o evento serão promovidas diversas oficinas, que ensinarão os visitantes a prepararem assados típicos do Rio Grande do Sul”, acrescenta Canal.

Mais de 20 shows já estão confirmados, como os do Gaúcho da Fronteira, João de Almeida Neto, Volmir Martins e os Fagundes. Durante o evento, serão realizadas oficinas para ensinar como são produzidos diversos produtos típicos do Rio Grande do Sul. Além disso, o visitante poderá experimentar carnes de vários tipos e com a qualidade tradicional do RS.

O evento conta com o apoio de importantes parceiros como os Governos do Estado do Rio Grande do Sul e do Distrito Federal, a Federação de Associações dos Municípios do RS, a Federação das Indústrias do RS, a Associação Brasileira da Indústria Hoteleira – ABIH, o Instituto Gaúcho de Tradição e Folclore IGTF e o Movimento Tradicionalista Gaúcho – MTG.

A expectativa do trade turístico e dos órgãos governamentais no Distrito Federal também é grande, já que o evento movimentará um público estimado em mais de 300 mil pessoas nestes 10 dias de funcionamento.. Assim, a Capital Federal, prepara-se de maneira especial para receber e abrigar o pedacinho do Rio Grande do Sul que a gauchada vai colocar na mala de garupa e desembarcar por estas bandas.


INFORMAÇÕES SOBRE A FENATCHÊ:
Data: 10 a 19 de dezembro de 2010
Local: Pavilhão de Exposição do Parque da Cidade, em Brasília(DF)
Assessora de imprensa: Alessandra Rossato (61) 8123-4464
Raul Canal é apresentador do Programa Pampa e Cerrado,  já tradicional nas manhãs de domingo das 11 às 12hs, na TV Brasília.



Texto enviado por cortesia da Jornalista Alessandra Rossato

TwitThis
Share |

0 comentários:

;

Pesquisa na WEB

assine o feed

siga no Twitter

Postagens

acompanhe

Comentários

comente também