domingo, 14 de novembro de 2010

Dica de Viagem - Jordânia

A Jordânia é um país do Médio Oriente que faz fronteira com a Síria, Iraque, Arábia Saudita, Israel, Palestina e fronteira marítima com o Egipto através do Golfo de Aqaba. É o 112º país de maior área com aproximadamente 89 km2. A sua capital é Amã. O país é basicamente um grande planalto com a altitude a decrescer desde a zona ocidental até à oriental.

Clima:
A Jordânia é um país totalmente desértico ou semi-desértico, sendo a zona menos árida a mais habitada na fronteira com a Cisjordânia pelo Rio Jordão. A temperatura média diária de Junho a Setembro é de 32ºC ; 16ºC de Dezembro a Fevereiro ; 25ºC de Março a Maio e de Outubro a Novembro.
História
Esta zona do Médio Oriente desde há muitos séculos foi habitada por um vasto grupo de diferentes povos como: nabateus (nómadas que ali construíram a primeira civilização da região) egípcios, israelitas, assírios, babilónios, persas, gregos, romanos, muçulmanos , cruzadas cristãs, turcos otomanos e após a 1ª Guerra Mundial passou a pertencer ao Reino Unido até à independência a 25 de Maio de 1946 na altura ainda com áreas da Cisjordânia que acabaram por ser renunciados para que Israel as possuísse após a Guerra que se desenvolveu entre Egipto, Israel, Síria e Iraque na qual a Jordânia não participou activamente mas para a qual ajudou a estabelecer as relações entre os países em Guerra e foi o ponto de chegada de inúmeros refugiados. É uma monarquia constitucional desde 1952, sendo o actual Rei Abdullah II e a rainha Rania.
Cultura
A Jordânia vive num espírito de evolução em todos os campos para o qual muito contribui o turismo e pelo clima de paz, pois não se deixem enganar pelos vizinhos. A Jordânia é ainda hoje uma excepção na guerra, terrorismo e insegurança no Médio Oriente. Sofreu alguns atentados mas apenas um foi grave em 2005 (por grupos externos à Jordânia) nunca mais houve registo de alguma morte. Os habitantes são na maioria Muçulmanos Sunitas vivendo em paz com as minorias como os Muçulmanos Xiitas e os Cristãos. Apesar de árabe é notoriamente um país em que se pratica a religião mas sem exageros e com mentalidade moderna. 
Locais a visitar
Quando se fala da Jordânia, fala-se de Petra. Uma das 7 Novas Maravilhas do Mundo. Petra é uma cidade mítica e que goza de exclusividade arquitectónica a nível mundial foi construída pelos nabateus e anexado pelo Império Romano até dois terramotos que destruíram totalmente a cidade e esta deixou de ser habitada e foi esquecida até que as suas ruínas foram descobertas e escavadas pelo comando do suíço Johann Ludwig Burckhardt em 1812 (alguns anos antes começaram a ser visitadas pelos sultões da região). São a sua localização no meio do nada, as suas lindas fachadas e história envolvida que a fazem tão reconhecida mundialmente.
O local também serviu de cenario para algumas gravações do filme: Indiana Jones e a Última Cruzada




Observações
A moeda oficial é o dinar da Jordânia com trocas entre euros, dólares e libras nas muitas caixas automáticas. A língua oficial é o Árabe, com alguma influência do inglês, sobretudo devido à ocupação britânica e à ocidentalização. O fuso horário respectivo faz com seja 2 horas a mais que Portugal Continental e 5 a mais que o Horário de Brasília. Os hotéis e restaurantes do país são extremamente luxuosos e as opções de algo barato são escassas, a não ser as mesmas que a população comum. A voltagem usada é de 220V.


TwitThis
Share |

0 comentários:

;

Pesquisa na WEB

Carregando...

assine o feed

siga no Twitter

Postagens

acompanhe

Comentários

comente também